Ensino

Ciência da Computação: área com ampla expansão regional e nacional

06/11/2019

10:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Com 35 anos de história, o curso da UPF se destaca pela alta empregabilidade dos egressos

Primeiro curso da área a ser ofertado no interior do estado do Rio Grande do Sul, no ano de 1984, a graduação em Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF) completa, em 2019, 35 anos de história. Nessas mais de três décadas, já foram formados mais de mil profissionais que atuam em um mercado de trabalho com contratações de mão de obra qualificada na área de Tecnologia da Informação (TI) em franca expansão regional e nacional.

Segundo o coordenador do curso, professor Me. Eder Pazinatto, os egressos estão inseridos em diversas áreas de trabalho. “São profissionais que trabalham em empresas da área de TI e em outras, como bancos, espaços públicos, hospitais e instituições de ensino, e com o empreendedorismo. A maioria das organizações da área de TI da cidade e região foi constituída por egressos do curso de Ciência da Computação da UPF. Com a sua criação na década de 1980, a UPF demonstrou o grande pioneirismo em criar meios na formação de bacharéis que ajudaram a alavancar o desenvolvimento local e regional”, comenta.

Dentre os diferenciais que comprovam o destaque do curso estão a infraestrutura privilegiada, que inclui prédio específico, com 17 laboratórios de várias tecnologias para aulas práticas; o alto grau de empregabilidade dos acadêmicos já nos níveis iniciais, fato conquistado graças a um projeto pedagógico reformulado, alinhado às necessidades do mercado de trabalho e que proporciona a pesquisa científica e a extensão; a qualificação dos professores, que, além da experiência acadêmica, possuem práticas e vivências com empresas da região; e a proximidade com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e com o Mestrado Profissional, algo que resulta em pesquisas em áreas com participação direta de estudantes da Ciência da Computação. “Além disso, há várias iniciativas que foram resultados diretos de ações realizadas pelo curso ou seus egressos, tais como a Sociedade Pólo de Exportação de Serviços de Software - PoloSul.org, o Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque); o PPGCA; e o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), relata Pazinatto.

Um dos ex-coordenadores do curso, professor Me. Marcos José Brusso, destaca também que nesses 35 anos de trajetória, 65 turmas já ingressaram, totalizando mais de mil profissionais graduados que estão atuando na cidade, na região, no Brasil e até mesmo em grandes empresas do exterior, dentro das mais variadas áreas da TI, como no desenvolvimento de software, na indústria e serviços ligados à internet, redes de computadores e segurança da informação, instituições de ensino e de pesquisa, entre outros. “O setor de software em Passo Fundo, praticamente inexistente na época da criação do curso, foi protagonizado principalmente pelos egressos empreendedores do curso de Ciência da Computação da UPF. Se hoje o Polo de Exportação de Serviços de Software (PoloSul.org), o Arranjo Produtivo Local da Tecnologia da Informação e Comunicação (APLTEC) e o UPF Parque empregam centenas de colaboradores, isso iniciou com a ação pioneira da nossa Universidade, três décadas e meia atrás”, afirma o docente. 

Vestibular de Verão
Eleita uma das melhores universidades privadas do Brasil pelo Ranking Universitário da Folha e tendo conquistado 57 cursos estrelados no Guia da Faculdade, promovido pelo Jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) e Quero Educação, a UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2020. No total, 57 cursos estão sendo oferecidos, e o curso de Ciência da Computação está entre eles. Quer saber mais sobre as formações ofertadas? Acesse vestibular.upf.br.