Extensão

As danças folclóricas de volta aos palcos

22/12/2021

11:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Apresentação do Grupo de Danças Folclóricas da UPF marca o início da comemoração de 25 anos do projeto e lançamento do Congresso Internacional do Folclore

Depois de mais de um ano e meio sem atividades presenciais, o Grupo de Danças Folclóricas da da Universidade de Passo Fundo (UPF) voltou aos palcos nesta terça-feira, 21 de dezembro. Alegria, música e muita dança fizeram parte da noite que marcou o início da comemoração de 25 anos do grupo, e, também, o lançamento do Congresso Internacional do Folclore, do Festival Internacional do Folclore e do Danzpare Brasil de 2022, em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo.

O espetáculo “Brasil Plural” apresentou ao público diversos ritmos, desde o frevo até as danças tradicionais gaúchas. Coordenador do projeto, o professor Me. Gustavo Maias comemora a volta do projeto que faz parte da história da comunidade passo-fundense há mais de duas décadas. “Estamos muito felizes de saber que o nosso grupo está para contribuir com o conhecimento e apresentação do folclore. Estou desde 2012 na coordenação e em 10 anos tivemos a grata satisfação de percorrer diversos países representando a nossa Universidade, a nossa cidade. O próximo ano será repleto de atividades que ficarão marcadas na história”, conta. 

Isabella tem 16 anos

Entre os mais de 150 bailarinos que já fizeram e fazem parte do projeto está Isabella dos Santos, filha de Maias. Estudante do 1º ano do Ensino Médio Integrado UPF, ela cresceu assistindo aos espetáculos e viajando o mundo para acompanhar os pais durante as apresentações. Agora, chegou a vez dela dançar. “Há anos quero participar do grupo e agora como estudante posso realizar esse sonho. Eu amo dançar e fazer parte oficialmente desse meio onde eu cresci por causa dos meus pais só me traz bons sentimentos”, fala.

O Grupo iniciou suas atividades em 1997 como um projeto da Faculdade de Educação Física (Feff). Atualmente, o projeto é vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários (VRPPEAC) da UPF. Procurando conhecer e divulgar a cultura dos diferentes povos que formaram nosso país e a tradição que essa influência trouxe, são apresentadas danças envolvendo culturas, raças e geografias diversas.