Ensino

Apae Passo Fundo inicia obras de projeto feito em parceria com a UPF

10/06/2021

10:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com o projeto arquitetônico desenvolvido pelo Escritório Escola Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF), a Apae deu início, nesta semana, a obra da Horta Elevada. O objetivo do espaço é potencializar o fornecimento de dietas nutritivas aos usuários, bem como permitir uma maior interação dos atendidos com a natureza. Os trabalhos deve ser concluídos nos próximos três meses.

De acordo com o professor Dr. Maciel Donato, coordenador do Escritório, a parceria com a Apae é antiga e já rendeu frutos em outras unidades, além da de Passo Fundo. Entre os projetos, estão a cobertura da quadra do ginásio poliesportivo em Carazinho, aquecimento solar da piscina térmica, captação de água da chuva para uso secundário e uma casa planejada para atividades especiais em Soledade. 

Do projeto da Horta Elevada, o principal foco, de acordo com Donato, é promover a acessibilidade. Eles explica que o escritório escola tem um professor de cada área, envolvendo seis ou sete docentes que atuam juntamente acadêmicos, em atividades de um escritório real de engenharia e arquitetura. No espaço, o acadêmico é quem faz o projeto, com o auxílio dos professores. 

Donato destaca dois grandes objetivos nestas parcerias, que geram resultados tanto para os cursos envolvidos, quanto para a comunidade. “Primeiro, vejo a oportunidade do estudante experimentar o que um engenheiro faz na prática, enquanto ainda está em processo de formação, já em contato com o cliente. E segundo, por fazermos projetos em áreas em que outros profissionais não atuariam. Nosso foco é fazer projetos em espaços onde há demanda e não existe recurso e onde os profissionais, normalmente, não atuariam”, relata, destacando que os projetos são sempre gratuitos.