Ensino

50 anos da Feff: uma história rica, plural e significativa

28/02/2020

14:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Emerson Heitor Carniel

Unidade acadêmica, que chega ao cinquentenário em 2020, iniciou as celebrações de aniversário

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF) está em festa, já que, neste ano de 2020, a unidade acadêmica completa 50 anos. Como forma de dar início às comemorações, na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, no hall de entrada da Feff, foi realizada uma solenidade que reuniu professores, acadêmicos e funcionários.

O evento foi marcado pelo lançamento do selo comemorativo do cinquentenário. Trabalhado nas cores azul, representando a licenciatura; verde, que faz referência à área da saúde, contemplada nos cursos de Educação Física e Fisioterapia; e dourado, relativa à solidez dos 50 anos, o selo mostra a união dos cursos que compõem a Feff.
 
A diretora da unidade, Me. Andréa Bona Ughini, destacou a história rica, plural e significativa da Feff. “São 50 anos de uma trajetória produtiva, com muita contribuição para a comunidade. Já formamos mais de 2.500 profissionais entre os cursos de Educação Física e Fisioterapia. Também agregamos, em 2009, o Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH), o qual formou mais de 300 mestres no curso de mestrado, e passou a ter, no ano de 2019, o curso de Doutorado em Envelhecimento Humano”, comenta.

O público ainda pôde prestigiar as apresentações artísticas dos estudantes Augusto Graciola e Nathália Yasmim Gregoski, respectivamente dos cursos de Educação Física (bacharelado) e Fisioterapia, e do músico Vítor von Dentz, além de uma apresentação solo de hip hop da estudante do curso de Educação Física (licenciatura) Fernanda Langaro.

As celebrações de aniversário seguirão no decorrer de 2020. Dentre as ações previstas, está a reinauguração das quadras de tênis, revitalizadas em parceria com a Escola Guga de Tênis, a inauguração da nova piscina, bem como da galeria dos diretores, e a realização de eventos, como o Feff em Dança, o 3º Congresso Nacional de Educação Física e Fisioterapia e um jantar-baile.

Feff    
A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia possui um espaço privilegiado no Campus I da UPF. Criada em 1970, a Faculdade de Educação Física - primeiro curso da unidade acadêmica - foi a segunda do Rio Grande do Sul. O prédio principal abriga salas de aula e laboratórios. Conta ainda com ginásios poliesportivo e para ginástica, pista de atletismo e campo de futebol. Além dos cursos no Campus I, em Passo Fundo, há turmas na estrutura multicampi da UPF. 

Na Feff, os acadêmicos têm a oportunidade de se envolver em atividades de extensão em diferentes níveis, o que, além de beneficiar à comunidade local e regional, também oportuniza aos estudantes o conhecimento de diversas áreas de atuação profissional. Entre os benefícios, está o envolvimento na avaliação e na recuperação de atletas dos clubes de futebol de Passo Fundo, bem como esportistas de diferentes modalidades. Ainda na unidade, por meio da Clínica de Fisioterapia, são prestados atendimentos à população.