Docentes
Avaliação pelos Docentes do PPGCTA
Em relação aos docentes permanentes do PPGCTA, 11% atuam há 8 anos, 22% há 7 anos, 33% há 6 anos, 22% há 5 anos e 11% dos respondentes há 4 anos.
Quanto à contribuição dos docentes para a produção científica do PPGCTA, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Produção científica internacional associada a discentes: 43% consideraram fraca e 43% consideraram boa.
- Produção científica internacional não associada a discentes: 43% consideraram boa ou excelente.
- Produção científica nacionais associada a discentes: 57% consideraram média.
- Produção científica nacional não associada a discentes: 57% consideraram média.
- Participação em eventos internacionais: 44% consideraram fraca ou muito fraca.
- Participação em eventos nacionais: 75% consideraram fraca ou muito fraca.
Sobre a contribuição dos docentes para a inserção social do PPGCTA, estes foram os resultados obtidos na autoavaliação:
- Proposição de palestras, seminários, cursos: 44% consideraram média.
- Participação em bancas de outros PPGs externos à UPF: 44% consideraram média.
- Participação em bancas de PPGs da UPF: 55% consideraram boa.
- Depósito de patentes oriundas de dissertações do PPGCTA: 50% consideraram muito fraca.
- Participação em eventos internacionais: 44% consideraram média.
- Participação em eventos nacionais: 67% consideraram boa.
- Revisão de artigos em periódicos nacionais: 44% consideraram fraca.
- Parcerias com o setor produtivo: 44% consideraram boa.
- Proposição de atividades de extensão envolvendo discentes do PPGCTA: 44% consideraram fraca.
- Contribuição para a internacionalização do PPG: 44% consideraram média.
Em relação à prática docente na condução das disciplinas e orientações no PPGCTA, estes foram os resultados obtidos na autoavaliação:
- Domínio das disciplinas que ministra e atualização: 89% consideraram bom ou excelente.
- Relacionamento com os alunos nas disciplinas: 78% consideraram bom ou excelente.
- Clareza dos processos de avaliação nas disciplinas: 75% consideraram boa ou excelente.
- Assiduidade na orientação do discente: 67% consideraram boa ou excelente.
- Motivação do orientado para a produção científica: 89% consideraram boa ou excelente.
- Disponibilidade para a resolução de dúvidas do orientado: 89% consideraram boa ou excelente.
- Coerência entre o conhecimento técnico especializado e as temáticas de dissertação orientadas: todos consideraram boa ou excelente.
Quanto à postura dos docentes em relação aos objetivos do PPGCTA, estes foram os resultados obtidos na autoavaliação:
- Conheço as normativas do PPG: todos consideraram boa ou excelente.
- Tenho ciência da ficha de avaliação do PPG na área de Ciência de Alimentos: 78% consideraram boa ou excelente.
- Busco sempre a excelência na minha atuação como docente e orientador: todos consideraram boa ou excelente.
- Estou motivado para manter a produção científica do PPG: 78% consideraram boa ou excelente.
- Estou motivado para a realização da inserção social do PPG: 67% consideraram boa ou excelente.
Algumas críticas e sugestões efetuadas pelos docentes do PPGCTA são apresentadas a seguir:
- Falta de vínculo de aspectos de inserção social para o recredenciamento dos docentes na instituição.
- Sugestão da ampliação da produção científica e da ampliação da participação em Editais de pesquisa, bem como das relações de internacionalização do programa.
- Pontos positivos: união do grupo e busca por melhora constante.