Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PGCTA) faz parte da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e foi criado no intuito de fortalecimento da área de Alimentos a partir da iniciativa dos docentes vinculados ao Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos.

O PPGCTA desenvolve atividades que vem ao encontro das necessidades regionais, permitindo que profissionais de diversas áreas, como das ciências agrárias, engenharias, biológicas e outras afins, desenvolvam pesquisas e ocorra a formação de recursos humanos sob orientação de um corpo docente qualificado, contribuindo para o aprimoramento de indústrias instaladas na região, tornando mais competitivas no cenário regional, nacional e internacional.

Na região de abrangência da UPF, as fortes conexões entre a agropecuária e as indústrias, com várias cadeias agroindustriais dominantes (soja, milho, trigo, aves, suínos, leite), aliadas à alta produtividade agrícola apoiada por solos de grande potencialidade, imprime uma dinâmica forte e crescente à região. Na região há grandes frigoríficos suínos e de aves, laticínios de grande, médio e pequeno porte, indústrias de processamento de soja, moinhos de trigo e empresas de processamento de vegetais. Ao mesmo tempo, pequenas agroindústrias difundidas em todos os municípios destacam a capacidade regional para a cadeia produtiva agropecuária, gerando renda para a população do norte do RS.

O PPGCTA encontra-se articulado com a graduação na área de formação técnica em ciência de alimentos. Durante os anos que antecederam a criação da pós-graduação Stricto-Sensu, ofertaram-se também cursos de pós-graduação Lato Sensu na área de alimentos, sendo estes os Cursos de Especialização em Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos e em Desenvolvimento de Produtos e Gestão na Indústria de Alimentos, sendo que a oferta destes ocorreu de 2005 a 2013, sendo descontinuada após a aprovação do PPGCTA na CAPES, em 2013.

O Curso de graduação em Engenharia de Alimentos encontra-se em funcionamento desde 1998 (aprovado em reunião número 210 do Conselho Superior da Universidade de Passo Fundo – CONSUN, realizada em 14 de abril de 1998, através do processo número 3311/98), tendo por base os recursos humanos e laboratoriais existentes no Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), aos quais se somaram a estrutura física e o corpo docente da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, unidade de lotação do curso.

Em 2014 foi criado na Universidade de Passo Fundo o curso de Engenharia Química. Até o momento, o curso formou duas turmas, sendo que alguns dos egressos optaram pelo ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e grande parte atua na indústria de alimentos.

Atualmente, encontra-se, juntamente com os demais cursos da Universidade de Passo Fundo, em reformulação curricular, apoiado por um Núcleo de Inovação Curricular, instituído na UPF em 2020, com o objetivo de apoiar os cursos de graduação com estruturas a compartilhar no processo de construção conjunta de uma nova proposta curricular, inter e multidisciplinar.

Além do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, vinculados a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAMV da UPF, estão mais dois programas de pós-graduação, o de Agronomia e Bioexperimentação, com cursos de mestrado e doutorado, o que permite ações interdisciplinares como otimização da estrutura física, interação entre docentes dos programas e captação de recursos para as pesquisas.

O PPGCTA recebe fomento da CAPES, pelo Programa PROSUP/CAPES, mediante a disponibilização de bolsas e taxas para os alunos. Atualmente, o PPGCTA dispõe de 5 Bolsas Capes Modalidade I e 7 Bolsas Capes Modalidade II. A UPF, por sua vez, concede a gratuidade das mensalidades aos alunos bolsistas CAPES e bolsas de capacitação UPF destinadas a funcionários. Além disso, em função do número de alunos matriculados em cada turma, a UPF disponibiliza bolsas UPF 100% e UPF 50%, correspondendo a descontos de 100% e 50% nas mensalidades.

 

Modalidade: Mestrado

Criação: 2014

Conceito Capes: 4

Área de Concentração: Ciência e Tecnologia de Alimentos

 

Linhas de Pesquisa:

1. Processos biotecnológicos e não convencionais na produção de alimentos e ingredientes

2. Qualidade e propriedades funcionais de alimentos