Discentes 2020
Avaliação pelos Discentes ingressantes em 2020
Em relação à formação original da turma ingressante em 2020 no PPGCTA, verificou-se que a turma era composta de engenheiros de alimentos, tecnólogos em alimentos, tecnólogos em gestão ambiental, engenheiros químicos e tecnólogos em viticultura e enologia. 83% dos mestrandos que participaram da avaliação eram bolsistas e apenas 17% não tiveram nenhum tipo de bolsa. Considerando os mestrandos com bolsa, 33% tinham bolsa UPF-50% ou UPF-100%, 33% tinham bolsa Capes Modalidade I, 17% tinham bolsa Capes Modalidade II, enquanto que 17% tinham outra modalidade de bolsa.
Em relação à percepção dos discentes da turma ingressante sobre o curso, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Estrutura física das salas de aula (100% consideraram como muito adequada);
- Estrutura institucional para o desenvolvimento de atividades on line (100% consideraram como muito adequada);
- Qualidade de laboratórios e equipamentos (67% consideraram como muito adequada);
- Secretaria (100% consideraram como muito adequado);
- Acesso à biblioteca e às bases de dados (83% consideraram como muito adequado);
- Página da web (83% consideraram como muito adequada).
Quanto à avaliação da estrutura curricular e das atividades acadêmicas, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Adequação dos componentes curriculares aos objetivos da formação (100% consideraram como muito adequada);
- As atividades acadêmicas desenvolvem as habilidades necessárias para o exercício profissional (67% consideraram como muito adequado);
- Nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para o ensino (67% consideraram como muito adequado);
- Nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para a pesquisa (100% consideraram como muito adequado);
- Nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para a atividade profissional (67% consideraram como muito adequado);
- Participação em eventos científicos (50% consideraram como muito adequado);
- Produção de artigos científicos e/ou capítulos de livros para publicação (100% consideraram como muito adequada);
- Participação nas atividades do grupo de pesquisa (67% consideraram como muito adequada).
Em relação à avaliação efetuada pela turma ingressante da atuação dos docentes, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Competência técnica (100% consideraram muito adequada);
- Competência relacional (83% consideraram muito adequada);
- Competência didática (100% consideraram muito adequada);
- Compromisso (83% consideraram muito adequado);
- Nível, área e tempo de formação dos docentes para os objetivos do PPGCTA (100% consideraram muito adequado);
- Experiência acadêmica e profissional dos docentes (100% consideraram muito adequada);
- Instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes nas disciplinas (83% consideraram muito adequado);
- Caráter inovador da prática docente em disciplinas e orientações (100% consideraram muito adequado);
- Atuação dos docentes em outras atividades nacionais ou internacionais (83% consideraram muito adequada);
- Quantidade de docentes atuantes no PPGCTA (83% consideraram muito adequada).
Quanto à gestão acadêmica do PPGCTA, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Perfil dos gestores (100% consideraram muito adequado);
- Acompanhamento por parte da gestão das atividades do Programa (100% consideraram muito adequado);
- Orientação acadêmica por parte da gestão para os ingressantes (83% consideraram muito adequada);
- Incentivo por parte da gestão à qualificação e a produção acadêmica (100% consideraram muito adequado);
- Cumprimento por parte da gestão dos critérios CAPES (100% consideraram muito adequado);
- Encaminhamento dos processos e documentos do Programa (100% consideraram muito adequado);
- Ação por parte da gestão para solução dos problemas do Programa (83% consideraram muito adequada);
- Transparência e ações que possibilitam a participação da comunidade nas tomadas de decisão do Curso (83% consideraram muito adequada);
- Tempo dedicado ao Curso por parte da gestão (100% consideraram muito adequado);
- Articulação da gestão do PPGCTA com a gestão da unidade e da universidade (100% consideraram muito adequada).
Quanto à relação dos discentes da turma ingressante com o PPGCTA, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Concluir este curso é uma parte fundamental dos meus planos de carreira (83% concordaram totalmente);
- O meu relacionamento com colegas e professores tem contribuído para meu crescimento pessoal (100% concordaram totalmente);
- Sinto-me à vontade para iniciar conversação com os professores e coordenadores do meu curso (67% concordaram totalmente);
- As disciplinas e as atividades que estamos realizando têm sido estimulantes intelectualmente (83% concordaram totalmente);
- Eu estou altamente comprometido em obter o meu diploma neste curso (100% concordaram totalmente);
- Meu relacionamento com colegas e professores tem contribuído para meu crescimento intelectual e profissional (83% concordaram totalmente);
- Tenho pensado seriamente em desistir do meu curso (100% discordaram totalmente);
- As pressões que vivo para realizar o curso afetam o meu bem estar físico (100% discordaram);
- Não tenho tido tempo para estudar e cumprir as demandas do curso (50% discordaram).
Em relação às expectativas dos discentes da turma ingressante com o curso, estes foram os percentuais obtidos:
- Concluir este curso é uma parte fundamental dos meus planos de carreira (100% concordaram totalmente);
- Contribuir para a sua empregabilidade (83% concordaram totalmente);
- Contribuir para o seu crescimento profissional (83% concordaram totalmente);
- Me capacitar para exercer a docência no ensino superior na minha área (67% concordaram totalmente);
- Me capacitar para conceber e desenvolver projetos de pesquisas no meu campo de conhecimento (83% concordaram totalmente);
- Ampliar a minha capacitação para atuar profissionalmente na minha área (100% concordaram totalmente);
- Ampliar a minha capacitação para conceber e desenvolver projetos de extensão e serviços para segmentos da sociedade (83% concordaram totalmente).
Algumas críticas e sugestões efetuadas pelos discentes da turma ingressante do PPGCTA são apresentadas a seguir:
- Criação de uma rede de integração nacional e internacional (Universidade-Universidade) para aumentar o impacto das publicações geradas nos trabalhos científicos em desenvolvimento.
- Incremento do currículo do curso com mais opções de disciplinas.
- Pontos positivos: realização de reuniões com a Coordenação do PPGCTA, realização de palestras.
- Realização da avaliação das disciplinas por meio de trabalhos entregues em aula e artigos desenvolvidos.
- Diminuição do tempo das vídeo-aulas explicativas postadas no ambiente interno.