Discentes 2020

Avaliação pelos Discentes ingressantes em 2020

Em relação à formação original da turma ingressante em 2020 no PPGCTA, verificou-se que a turma era composta de engenheiros de alimentos, tecnólogos em alimentos, tecnólogos em gestão ambiental, engenheiros químicos e tecnólogos em viticultura e enologia. 83% dos mestrandos que participaram da avaliação eram bolsistas e apenas 17% não tiveram nenhum tipo de bolsa. Considerando os mestrandos com bolsa, 33% tinham bolsa UPF-50% ou UPF-100%, 33% tinham bolsa Capes Modalidade I, 17% tinham bolsa Capes Modalidade II, enquanto que 17% tinham outra modalidade de bolsa.

 

Em relação à percepção dos discentes da turma ingressante sobre o curso, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Estrutura física das salas de aula (100% consideraram como muito adequada);

- Estrutura institucional para o desenvolvimento de atividades on line (100% consideraram como muito adequada);

- Qualidade de laboratórios e equipamentos (67% consideraram como muito adequada);

- Secretaria (100% consideraram como muito adequado);

- Acesso à biblioteca e às bases de dados (83% consideraram como muito adequado);

- Página da web (83% consideraram como muito adequada).

 

Quanto à avaliação da estrutura curricular e das atividades acadêmicas, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Adequação dos componentes curriculares aos objetivos da formação (100% consideraram como muito adequada);

- As atividades acadêmicas desenvolvem as habilidades necessárias para o exercício profissional (67% consideraram como muito adequado);

- Nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para o ensino (67% consideraram como muito adequado);

- Nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para a pesquisa (100% consideraram como muito adequado);

- Nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para a atividade profissional (67% consideraram como muito adequado);

- Participação em eventos científicos (50% consideraram como muito adequado);

- Produção de artigos científicos e/ou capítulos de livros para publicação (100% consideraram como muito adequada);

- Participação nas atividades do grupo de pesquisa (67% consideraram como muito adequada).

 

Em relação à avaliação efetuada pela turma ingressante da atuação dos docentes, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Competência técnica (100% consideraram muito adequada);

- Competência relacional (83% consideraram muito adequada);

- Competência didática (100% consideraram muito adequada);

- Compromisso (83% consideraram muito adequado);

- Nível, área e tempo de formação dos docentes para os objetivos do PPGCTA (100% consideraram muito adequado);

- Experiência acadêmica e profissional dos docentes (100% consideraram muito adequada);

- Instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes nas disciplinas (83% consideraram muito adequado);

- Caráter inovador da prática docente em disciplinas e orientações (100% consideraram muito adequado);

- Atuação dos docentes em outras atividades nacionais ou internacionais (83% consideraram muito adequada);

- Quantidade de docentes atuantes no PPGCTA (83% consideraram muito adequada).

 

Quanto à gestão acadêmica do PPGCTA, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Perfil dos gestores (100% consideraram muito adequado);

- Acompanhamento por parte da gestão das atividades do Programa (100% consideraram muito adequado);

- Orientação acadêmica por parte da gestão para os ingressantes (83% consideraram muito adequada);

- Incentivo por parte da gestão à qualificação e a produção acadêmica (100% consideraram muito adequado);

- Cumprimento por parte da gestão dos critérios CAPES (100% consideraram muito adequado);

- Encaminhamento dos processos e documentos do Programa (100% consideraram muito adequado);

- Ação por parte da gestão para solução dos problemas do Programa (83% consideraram muito adequada);

- Transparência e ações que possibilitam a participação da comunidade nas tomadas de decisão do Curso (83% consideraram muito adequada);

- Tempo dedicado ao Curso por parte da gestão (100% consideraram muito adequado);

- Articulação da gestão do PPGCTA com a gestão da unidade e da universidade (100% consideraram muito adequada).

 

Quanto à relação dos discentes da turma ingressante com o PPGCTA, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Concluir este curso é uma parte fundamental dos meus planos de carreira (83% concordaram totalmente);

- O meu relacionamento com colegas e professores tem contribuído para meu crescimento pessoal (100% concordaram totalmente);

- Sinto-me à vontade para iniciar conversação com os professores e coordenadores do meu curso (67% concordaram totalmente);

- As disciplinas e as atividades que estamos realizando têm sido estimulantes intelectualmente (83% concordaram totalmente);

- Eu estou altamente comprometido em obter o meu diploma neste curso (100% concordaram totalmente);

- Meu relacionamento com colegas e professores tem contribuído para meu crescimento intelectual e profissional (83% concordaram totalmente);

- Tenho pensado seriamente em desistir do meu curso (100% discordaram totalmente);

- As pressões que vivo para realizar o curso afetam o meu bem estar físico (100% discordaram);

- Não tenho tido tempo para estudar e cumprir as demandas do curso (50% discordaram).

 

Em relação às expectativas dos discentes da turma ingressante com o curso, estes foram os percentuais obtidos:

- Concluir este curso é uma parte fundamental dos meus planos de carreira (100% concordaram totalmente);

- Contribuir para a sua empregabilidade (83% concordaram totalmente);

- Contribuir para o seu crescimento profissional (83% concordaram totalmente);

- Me capacitar para exercer a docência no ensino superior na minha área (67% concordaram totalmente);

- Me capacitar para conceber e desenvolver projetos de pesquisas no meu campo de conhecimento (83% concordaram totalmente);

- Ampliar a minha capacitação para atuar profissionalmente na minha área (100% concordaram totalmente);

- Ampliar a minha capacitação para conceber e desenvolver projetos de extensão e serviços para segmentos da sociedade (83% concordaram totalmente).

 

Algumas críticas e sugestões efetuadas pelos discentes da turma ingressante do PPGCTA são apresentadas a seguir:

- Criação de uma rede de integração nacional e internacional (Universidade-Universidade) para aumentar o impacto das publicações geradas nos trabalhos científicos em desenvolvimento.

- Incremento do currículo do curso com mais opções de disciplinas.

- Pontos positivos: realização de reuniões com a Coordenação do PPGCTA, realização de palestras.

- Realização da avaliação das disciplinas por meio de trabalhos entregues em aula e artigos desenvolvidos.

- Diminuição do tempo das vídeo-aulas explicativas postadas no ambiente interno.