Discentes 2021

Avaliação pelos Discentes ingressantes em 2021

 

Em relação à formação original da turma concluinte em 2020 no PPGCTA, verificou-se que a turma era composta de engenheiros de alimentos, tecnólogos em alimentos, farmacêuticos e nutricionistas. 100% dos mestrandos que participaram da avaliação eram bolsistas, sendo que 13% tinham bolsa UPF-50% ou UPF-100%, 37% tinham bolsa Capes Modalidade I e 50% tinham bolsa Capes Modalidade II.

 

Em relação à percepção dos discentes da turma concluinte sobre o curso, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Estrutura física das salas de aula (75% consideraram como muito adequada);

- Estrutura institucional para o desenvolvimento das atividades online (50% consideraram como muito adequada);

- Qualidade de laboratórios e equipamentos para o desenvolvimento das pesquisas (63% consideraram como muito adequada);

- Secretaria (88% consideraram como muito adequada);

- Acesso à biblioteca e bases de dados (75% consideraram como muito adequada);

- Página da web (50% consideraram como muito adequada).

 

Quanto à avaliação da estrutura curricular e das atividades acadêmicas, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Adequação dos componentes curriculares aos objetivos da formação (38% consideraram como muito adequada);

- As atividades acadêmicas desenvolvem as habilidades necessárias para o exercício profissional (38% consideraram como muito adequado);

- Nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para o ensino (38% consideraram como muito adequado);

- Nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para a pesquisa (38% consideraram como muito adequado);

- Nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para a atividade profissional (50% consideraram como muito adequado);

- Participação em eventos científicos (50% consideraram como muito adequada);

- Produção de artigos científicos e/ou capítulos de livros (63% consideraram como muito adequada);

- Participação nas atividades do grupo de pesquisa (38% consideraram como muito adequada).

 

Em relação à avaliação efetuada pela turma concluinte da atuação dos docentes, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Competência técnica (63% consideraram muito adequada);

- Competência relacional (50% consideraram muito adequada);

- Competência didática (63% consideraram muito adequada);

- Compromisso (50% consideraram muito adequado);

- Nível, área e tempo de formação dos docentes para os objetivos do PPGCTA (50% consideraram muito adequado);

- Experiência acadêmica e profissional dos docentes (63% consideraram muito adequada);

- Instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes nas disciplinas (38% consideraram muito adequados);

- Caráter inovador da prática docente em disciplinas e orientações (38% consideraram muito adequado);

- Atuação dos docentes em outras atividades nacionais ou internacionais (50% consideraram muito adequada);

- Quantidade de docentes atuantes no PPGCTA (50% consideraram muito adequada).

 

Quanto ao desenvolvimento da dissertação pelos discentes da turma concluinte, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Qualidade do processo de orientação ao longo do curso (50% consideraram muito adequada);

- Qualidade do processo de desenvolvimento do projeto (50% consideraram muito adequada);

- Qualidade do processo de desenvolvimento do relatório de qualificação (63% consideraram muito adequada);

- Suporte oferecido por docentes que não sejam o orientador (50% consideraram muito adequado);

- Suporte oferecido pelo orientador (50% consideraram muito adequado);

- Suporte oferecido pelos colegas (50% consideraram muito adequado).

 

Quanto à gestão acadêmica do PPGCTA, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Perfil dos gestores (63% consideraram muito adequado);

- Acompanhamento por parte da gestão de todas as atividades do Programa (38% consideraram muito adequado);

- Orientação acadêmica por parte da gestão para os ingressantes (63% consideraram muito adequada);

- Incentivo por parte da gestão à qualificação e a produção acadêmica (63% consideraram muito adequado);

- Cumprimento por parte da gestão dos critérios CAPES (50% consideraram muito adequado);

- Encaminhamento dos processos e documentos do Programa (50% consideraram muito adequado);

- Ação por parte da gestão para solução dos problemas do Programa (50% consideraram muito adequada);

- Transparência e ações que possibilitam a participação da comunidade nas tomadas de decisão do Curso (50% consideraram muito adequada);

- Tempo dedicado ao Curso por parte da gestão (75% consideraram muito adequado);

- Articulação da gestão do PPGCTA com a gestão da unidade e da universidade (75% consideraram muito adequada).

 

Quanto à relação dos discentes da turma concluinte com o PPGCTA, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Concluir este curso é uma parte fundamental dos meus planos de carreira (88% concordaram totalmente);

- O meu relacionamento com colegas e professores tem contribuído para meu crescimento pessoal (63% concordaram totalmente);

- Sinto-me à vontade para iniciar conversação com os professores e coordenadores do meu curso (63% concordaram totalmente);

- As disciplinas e as atividades que estamos realizando têm sido estimulantes intelectualmente (50% concordaram totalmente);

- Eu estou altamente comprometido em obter o meu diploma neste curso (88% concordaram totalmente);

- Meu relacionamento com colegas e professores tem contribuído para meu crescimento intelectual e profissional (75% concordaram totalmente);

- Tenho pensado seriamente em desistir do meu curso (75% discordaram totalmente);

- As pressões que vivo para realizar o curso afetam o meu bem estar físico (38% concordaram e 38% discordaram);

- Não tenho tido tempo para estudar e cumprir as demandas do curso (63% discordaram).

 

Em relação às expectativas dos discentes da turma concluinte com o curso, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Concluir este curso é uma parte fundamental dos meus planos de carreira (88% concordaram totalmente);

- Contribuir para a sua empregabilidade (75% concordaram totalmente);

- Contribuir para o seu crescimento profissional (88% concordaram totalmente);

- Me capacitar para exercer a docência no ensino superior na minha área (75% concordaram totalmente);

- Me capacitar para conceber e desenvolver projetos de pesquisas no meu campo de conhecimento (88% concordaram totalmente);

- Ampliar a minha capacitação para atuar profissionalmente na minha área (100% concordaram totalmente);

- Ampliar a minha capacitação para conceber e desenvolver projetos de extensão e serviços para segmentos da sociedade (75% concordaram totalmente).

 

Em relação à produção científica dos discentes da turma concluinte, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Resumos simples ou expandidos (todos os discentes publicaram);

- Trabalhos completos em eventos nacionais (22% dos discentes publicaram);

- Trabalhos completos em eventos internacionais (33% dos discentes publicaram);

- Artigos em periódicos (quase todos indicaram a submissão de pelo menos um artigo);

- Capítulos de livro (1 discente publicou).

 

Algumas críticas e sugestões efetuadas pelos discentes da turma concluinte do PPGCTA são apresentadas a seguir:

- Pontos positivos: contribuição para a evolução da formação como pesquisador, apoio do orientador e da coordenação, infraestrutura, parcerias com outras instituições.

- Realização de reuniões bimestrais entre coordenador e discentes para conversas acerca da orientação.

- Realização de reunião de definição de orientador entre docentes e ingressantes, com regras predefinidas.

- Autoavaliação dos projetos e respectivas linhas de pesquisa.