Discentes 2021
Avaliação pelos Discentes ingressantes em 2021
Em relação à formação original da turma concluinte em 2020 no PPGCTA, verificou-se que a turma era composta de engenheiros de alimentos, tecnólogos em alimentos, farmacêuticos e nutricionistas. 100% dos mestrandos que participaram da avaliação eram bolsistas, sendo que 13% tinham bolsa UPF-50% ou UPF-100%, 37% tinham bolsa Capes Modalidade I e 50% tinham bolsa Capes Modalidade II.
Em relação à percepção dos discentes da turma concluinte sobre o curso, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Estrutura física das salas de aula (75% consideraram como muito adequada);
- Estrutura institucional para o desenvolvimento das atividades online (50% consideraram como muito adequada);
- Qualidade de laboratórios e equipamentos para o desenvolvimento das pesquisas (63% consideraram como muito adequada);
- Secretaria (88% consideraram como muito adequada);
- Acesso à biblioteca e bases de dados (75% consideraram como muito adequada);
- Página da web (50% consideraram como muito adequada).
Quanto à avaliação da estrutura curricular e das atividades acadêmicas, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Adequação dos componentes curriculares aos objetivos da formação (38% consideraram como muito adequada);
- As atividades acadêmicas desenvolvem as habilidades necessárias para o exercício profissional (38% consideraram como muito adequado);
- Nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para o ensino (38% consideraram como muito adequado);
- Nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para a pesquisa (38% consideraram como muito adequado);
- Nível de desenvolvimento de aprendizagens e competências para a atividade profissional (50% consideraram como muito adequado);
- Participação em eventos científicos (50% consideraram como muito adequada);
- Produção de artigos científicos e/ou capítulos de livros (63% consideraram como muito adequada);
- Participação nas atividades do grupo de pesquisa (38% consideraram como muito adequada).
Em relação à avaliação efetuada pela turma concluinte da atuação dos docentes, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Competência técnica (63% consideraram muito adequada);
- Competência relacional (50% consideraram muito adequada);
- Competência didática (63% consideraram muito adequada);
- Compromisso (50% consideraram muito adequado);
- Nível, área e tempo de formação dos docentes para os objetivos do PPGCTA (50% consideraram muito adequado);
- Experiência acadêmica e profissional dos docentes (63% consideraram muito adequada);
- Instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes nas disciplinas (38% consideraram muito adequados);
- Caráter inovador da prática docente em disciplinas e orientações (38% consideraram muito adequado);
- Atuação dos docentes em outras atividades nacionais ou internacionais (50% consideraram muito adequada);
- Quantidade de docentes atuantes no PPGCTA (50% consideraram muito adequada).
Quanto ao desenvolvimento da dissertação pelos discentes da turma concluinte, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Qualidade do processo de orientação ao longo do curso (50% consideraram muito adequada);
- Qualidade do processo de desenvolvimento do projeto (50% consideraram muito adequada);
- Qualidade do processo de desenvolvimento do relatório de qualificação (63% consideraram muito adequada);
- Suporte oferecido por docentes que não sejam o orientador (50% consideraram muito adequado);
- Suporte oferecido pelo orientador (50% consideraram muito adequado);
- Suporte oferecido pelos colegas (50% consideraram muito adequado).
Quanto à gestão acadêmica do PPGCTA, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Perfil dos gestores (63% consideraram muito adequado);
- Acompanhamento por parte da gestão de todas as atividades do Programa (38% consideraram muito adequado);
- Orientação acadêmica por parte da gestão para os ingressantes (63% consideraram muito adequada);
- Incentivo por parte da gestão à qualificação e a produção acadêmica (63% consideraram muito adequado);
- Cumprimento por parte da gestão dos critérios CAPES (50% consideraram muito adequado);
- Encaminhamento dos processos e documentos do Programa (50% consideraram muito adequado);
- Ação por parte da gestão para solução dos problemas do Programa (50% consideraram muito adequada);
- Transparência e ações que possibilitam a participação da comunidade nas tomadas de decisão do Curso (50% consideraram muito adequada);
- Tempo dedicado ao Curso por parte da gestão (75% consideraram muito adequado);
- Articulação da gestão do PPGCTA com a gestão da unidade e da universidade (75% consideraram muito adequada).
Quanto à relação dos discentes da turma concluinte com o PPGCTA, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Concluir este curso é uma parte fundamental dos meus planos de carreira (88% concordaram totalmente);
- O meu relacionamento com colegas e professores tem contribuído para meu crescimento pessoal (63% concordaram totalmente);
- Sinto-me à vontade para iniciar conversação com os professores e coordenadores do meu curso (63% concordaram totalmente);
- As disciplinas e as atividades que estamos realizando têm sido estimulantes intelectualmente (50% concordaram totalmente);
- Eu estou altamente comprometido em obter o meu diploma neste curso (88% concordaram totalmente);
- Meu relacionamento com colegas e professores tem contribuído para meu crescimento intelectual e profissional (75% concordaram totalmente);
- Tenho pensado seriamente em desistir do meu curso (75% discordaram totalmente);
- As pressões que vivo para realizar o curso afetam o meu bem estar físico (38% concordaram e 38% discordaram);
- Não tenho tido tempo para estudar e cumprir as demandas do curso (63% discordaram).
Em relação às expectativas dos discentes da turma concluinte com o curso, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Concluir este curso é uma parte fundamental dos meus planos de carreira (88% concordaram totalmente);
- Contribuir para a sua empregabilidade (75% concordaram totalmente);
- Contribuir para o seu crescimento profissional (88% concordaram totalmente);
- Me capacitar para exercer a docência no ensino superior na minha área (75% concordaram totalmente);
- Me capacitar para conceber e desenvolver projetos de pesquisas no meu campo de conhecimento (88% concordaram totalmente);
- Ampliar a minha capacitação para atuar profissionalmente na minha área (100% concordaram totalmente);
- Ampliar a minha capacitação para conceber e desenvolver projetos de extensão e serviços para segmentos da sociedade (75% concordaram totalmente).
Em relação à produção científica dos discentes da turma concluinte, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:
- Resumos simples ou expandidos (todos os discentes publicaram);
- Trabalhos completos em eventos nacionais (22% dos discentes publicaram);
- Trabalhos completos em eventos internacionais (33% dos discentes publicaram);
- Artigos em periódicos (quase todos indicaram a submissão de pelo menos um artigo);
- Capítulos de livro (1 discente publicou).
Algumas críticas e sugestões efetuadas pelos discentes da turma concluinte do PPGCTA são apresentadas a seguir:
- Pontos positivos: contribuição para a evolução da formação como pesquisador, apoio do orientador e da coordenação, infraestrutura, parcerias com outras instituições.
- Realização de reuniões bimestrais entre coordenador e discentes para conversas acerca da orientação.
- Realização de reunião de definição de orientador entre docentes e ingressantes, com regras predefinidas.
- Autoavaliação dos projetos e respectivas linhas de pesquisa.