Egressos

Avaliação pelos egressos

 

Em relação à formação original dos egressos do PPGCTA, verificou-se que as turmas eram compostas de engenheiros de alimentos (30%), tecnólogos em alimentos (17%), nutricionistas (13%), químicos (7%), biólogos (7%), engenheiros químicos (3%) e médicos veterinários (3%). 89% dos egressos que participaram da avaliação foram bolsistas e apenas 11% não tiveram nenhum tipo de bolsa. Considerando os egressos com bolsa, 30% tinham bolsa UPF-50% ou UPF-100%, 13% tinham bolsa Capes Modalidade I, 33% tinham bolsa Capes Modalidade II, enquanto que 13% tinham outra modalidade de bolsa.

 

Em relação à percepção dos egressos sobre o curso, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Infraestrutura dedicada à gestão do curso (87% consideraram como muito adequada);

- Estrutura curricular (60% consideraram como muito adequada);

- Infraestrutura para ensino (77% consideraram como muito adequada);

- Suporte oferecido pelos orientadores (63% consideraram como muito adequado);

- Perfil do corpo docente (63% consideraram como muito adequado);

- Dedicação do corpo docente (77% consideraram como muito adequada);

- Oportunidades de intercâmbios (30% consideraram como muito adequadas);

- Oportunidades de inserção social do PPGCTA (47% consideraram como muito adequadas).

 

Em relação aos impactos do curso sobre a vida dos egressos, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Contribuiu para a melhoria da renda (63% consideraram um impacto médio);

- Contribuiu para a empregabilidade (67% consideraram um impacto médio);

- Contribuiu para o crescimento profissional (53% consideraram um impacto médio);

- Contribuiu para a definição de uma área de interesse (67% consideraram um impacto médio);

- Capacitou para exercer a docência no ensino superior (67% consideraram um impacto médio);

- Capacitou para conceber e desenvolver projetos de pesquisas (33% consideraram um impacto elevado e 60% consideraram um impacto médio);

- Ampliou a capacitação para atuar profissionalmente (60% consideraram um impacto médio);

- Ampliou a capacitação para conceber e desenvolver projetos de extensão e serviços (37% consideraram um impacto elevado e 63% consideraram um impacto médio).

 

Em relação à produção científica dos egressos oriunda do mestrado, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Resumos simples ou expandidos (85% dos egressos publicaram);

- Trabalhos completos em eventos nacionais (61% dos egressos publicaram);

- Trabalhos completos em eventos internacionais (29% dos egressos publicaram);

- Artigos em periódicos (quase todos indicaram a submissão de 1 ou 2 artigos);

- Capítulos de livro (1 egresso publicou).

 

Quanto à realidade atual dos egressos e planos para o futuro, estes foram os percentuais obtidos na autoavaliação:

- Se o PPGCTA tivesse doutorado, eu me inscreveria para dar sequência à minha formação no mestrado – 46,7 %

- Gostaria de continuar minha formação de doutorado em outro PPG do país – 17%

- Gostaria de continuar minha formação de doutorado em outro PPG no exterior – 7%

- Gostaria de atuar como docente de nível superior – 53%

- Vou buscar um emprego em que possa atuar profissionalmente – 10%

- Estou empregado atuando como docente de nível superior – 7%

- Estou empregado atuando como docente de nível médio ou fundamental – 7%

- Estou empregado atuando em empresa do setor alimentício ou afins – 33%

- Estou empregado atuando fora da minha área de formação do mestrado – 17%

- Finalizei o mestrado e estou empreendendo na minha área de formação ou afim – 30%

- Finalizei o mestrado e estou empreendendo fora da minha área de formação – 3%

 

A avaliação indicou que 97% dos egressos recomendariam o curso para algum conhecido.

 

Algumas críticas e sugestões efetuadas pelos egressos do PPGCTA são apresentadas a seguir:

- Ponto positivo: reconhecimento da qualidade técnica e profissional da equipe (professores, técnicos de laboratórios, secretaria, etc.) do mestrado.

- Existência de mais interações com outros grupos de pesquisa, profissionais e empresas relacionadas às linhas de pesquisa.

- Inclusão, nas disciplinas, de temas atuais e novidades da área de alimentos.

- Realização da defesa do projeto no final primeiro semestre ou início do segundo, pois até a qualificação o trabalho estaria bem mais encaminhado e a banca poderia dar melhores sugestões para seguimento da pesquisa.