Ensino

Viga castelada é tema de TCC na área de Estruturas

11/02/2019

15:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

A acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF) Catarina Monteiro da Câmara apresentou, no mês de dezembro de 2018, durante a VIII Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Dimensionamento de vigas casteladas por métodos numéricos sujeitos à instabilidade lateral com torção”. 

O evento ocorreu no prédio do Centro Tecnológico R2, reunindo trabalhos nas áreas de Estruturas, Geotecnia, Hidráulica e saneamento, Gerenciamento, Materiais de construção e construção civil e Infraestrutura de transportes. “O meu trabalho fala sobre vigas casteladas, que são vigas de aço, nas quais, após feito um corte longitudinal, é feito um deslocamento da peça e novamente a solda. Esse tipo de viga permite a passagem de tubulações e ela ganha um aumento da inércia da peça, o que faz com que ela tenha uma resistência maior.  A ideia do meu trabalho era determinar a resistência do momento fletor, a flambagem lateral com torção da viga”, explicou. 

O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Zacarias Martin Chamberlain Pravia. “Foi bem trabalhoso desenvolver o TCC, realizei diversas análises para conseguir os resultados obtidos, comparamos os valores com a tabela do software. Normalmente, essas vigas não são dimensionadas aqui no Brasil, pois não são muito utilizadas, então, não existe uma norma para fazer o dimensionamento delas. Precisei realizar uma análise por meio de umas vigas que já existem para obter os valores, verificar e comparar”, disse.

Como resultado da comparação entre a viga castelada e a viga do perfil original, a acadêmica que realizou a análise, feita a partir do Método de Elementos Finitos, por meio de um software comercial, observou que o uso de métodos numéricos é o mais apropriado para determinar a resistência do momento fletor à flambagem lateral com torção.