Ensino

Fonoaudiologia UPF recebe acadêmicos para a aula inaugural

06/08/2025

14:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

O semestre começou com encontros e partilhas para os estudantes do curso de Fonoaudiologia da UPF. Buscando receber a comunidade acadêmica, a coordenação do curso e a direção do Instituto da Saúde (IS) promoveram uma aula inaugural na última quinta-feira, dia 31 de julho.

Conforme a coordenadora do curso, professora Lenita da Silva Quevedo, o objetivo foi realizar um momento de troca, partilha e aproximação daqueles estudantes que já estão vivenciando a graduação e aqueles que chegaram a partir do Vestibular de Inverno. Além disso, ela destacou a importância da presença das acadêmicas que realizam o curso na UPF Sarandi. “A nossa profissão é muito procurada hoje no mercado de trabalho, nas mais diferentes regiões e no país inteiro. Por isso, nós aqui da UPF temos a preocupação de formar profissionais cada vez mais qualificados, capacitados e aptos para enfrentar as realidades”, disse. 

Presente na atividade, a diretora do IS, professora Sandra Vanini, destacou a importância do momento e da interação entre os cursos oferecidos pelo Instituto. “Temos conseguido trabalhar de forma interprofissional e multiprofissional dentro das nossas atividades. Isso é muito importante para promover a aproximação entre os acadêmicos”, observou.

Aproveitando a oportunidade, a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, também participou da aula e destacou que a Universidade tem uma história junto à saúde de Passo Fundo e região, fortalecida, ao longo de 57 anos, pelo trabalho dos egressos formados pela Instituição. “A Universidade foi e é responsável pela formação da maioria das pessoas que está em todo lugar. Então, se essa região cresceu, foi muito pela UPF, em especial, a saúde. Eu também sou da saúde, sou enfermeira de profissão. E cheguei aqui, como profissional, há 34 anos, quando tudo era muito incipiente. Não havia fonoaudiologia e hoje já temos uma história importante, formando, seguramente, os profissionais que estão na maioria dos serviços na região”, pontuou.

INSCREVA-SE