Ensino

Consolidando a internacionalização do PPGOdonto

07/07/2025

10:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) da UPF, professor Dr. Álvaro Della Bona, esteve em visita técnica na Universidade de Granada, Espanha. Parceiras em um acordo de colaboração, as instituições desenvolvem ações que envolvem professores e estudantes. 

Segundo Della Bona, durante a visita foram avaliados os projetos em andamento e realizado planejamentos para novos projetos envolvendo professores e alunos de ambas as Instituições.

Na sequência, o professor e seus orientados de doutorado, Ulysses Lenz e Laura Kepler, tiveram seus trabalhos apresentados no 103ª Congresso da International Association for Dental Research (IADR), na cidade de Barcelona, Espanha. Conforme ele, o evento é considerado o maior e mais relevante da Odontologia mundial. “Nesses mais de 100 anos de atividades se tornou referência em inovação e transferência de conhecimento na Odontologia”, disse.

A edição de 2025 contou com mais de 4600 participantes que apresentaram mais de 2000 trabalhos científicos. Neste espaço, o estudo apresentado pelo doutorando Ulysses recebeu o prêmio Kulzer para a America Latina. “Participar de um evento internacional apresentando um trabalho desenvolvido na UPF foi uma experiência incrível e inspiradora. Ser reconhecido com um prêmio reforça o valor do ambiente em que atuamos e nos motiva a seguir buscando ainda mais. Sinto-me imensamente grato e feliz por essa oportunidade, que certamente contribuiu de forma significativa para o meu crescimento pessoal e profissional”, relatou Ulysses, que atualmente é doutorando em Odontologia pela UPF com período sanduiche na University of Mississippi Medical Center.

Internacionalização 
Com mais de 30 anos de atuação junto a pesquisa mundial e representação junto a IADR, Álvaro Della Bona, atualmente tesoureiro da IADR, tem sido referência brasileira na Odontologia. “Isso é, provavelmente, resultado da atuação e formação continuada de pós-graduação realizada em diversas universidades do exterior, produzindo conhecimento, interações e colaborações importantes, trazendo benefícios Institucionais e coletivas. Isso pode ser comprovado na visita técnica na Universidade de Granada, onde tive a felicidade de encontrar as alunas daquela Universidade que realizaram estágio pós-doutoral sob minha orientação no PPGOdonto, em 2023, atuando hoje como professoras daquela Instituição e realizando trabalhos em colaboração conosco na UPF, destacou.
 

INSCREVA-SE