Visitas institucionais

UPF recebe visita de comitiva de gestores do Macapá

06/10/2021

17:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

O grupo conheceu a estrutura da Universidade e as ações desenvolvidas pela Instituição

Uma comitiva de gestores públicos do Macapá, capital do estado do Amapá, visitou a estrutura da Universidade de Passo Fundo (UPF), nesta quarta-feira, 6 de outubro. O grupo é formado pelo coordenador de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Robson Gualberto, o secretário da Agricultura, Raimundo Azevedo, pela subsecretária de Gestão em Saúde, Elenice Scherer, o subsecretário de Mobilização e Participação Popular, Emanuel Bentes e a assessora de comunicação, Laiza Mangas, que cumprem agenda em Passo Fundo a fim de conhecer o modelo de gestão e as práticas voltadas à saúde, ao ensino e ao desenvolvimento econômico do município. 

Os gestores foram recebidos pela reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, e pelo vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, que fizeram uma apresentação da Universidade e os levaram para conhecer a estrutura do campus. “É uma satisfação poder compartilhar com o município de Macapá, que fica no outro extremo do nosso Brasil, nossas ações e experiências com a educação superior, na ciência e na tecnologia ao longo dos nossos 53 anos de história”, destacou a reitora. 

De acordo com o secretário da Agricultura do Macapá, Raimundo Azevedo, a visita tem como objetivo conhecer as práticas e ações de diversos segmentos de Passo Fundo, traçar ideias e a hipótese de possíveis parcerias. “Estamos nos reunindo com diversos segmentos econômicos de Passo Fundo e temos sido muito bem recebidos em todas as nossas visitas. Conhecer a estrutura da Universidade foi uma experiência enriquecedora e cheia de aprendizado. Tem sido uma agenda fantástica, onde vamos levar muito conhecimento para nosso município”, disse Azevedo.

Um dos locais visitados pelos gestores foi o Centro de Simulação Realística (CSR) no ensino de saúde, um espaço inovador que agrega o que há de mais moderno no mundo, permitindo aos estudantes e profissionais da área da saúde o desenvolvimento de habilidades clínicas e aprendizado em procedimentos médicos, com modelos de alta fidelidade e softwares de realidade virtual. O encontro também incluiu um tour pelas ruas do Campus I e pela área do Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), uma fazenda escola com mais de 6 mil metros quadrados, que oferece condições físicas e suporte ao ensino, pesquisa e extensão, principalmente, aos estudantes das áreas de Agronomia e Medicina Veterinária.

A visita também foi acompanhada pelo ex-prefeito de Marau, Josué Longo e Ciro Roberto Bohrer, gestor da empresa ServPref.