Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Luís Henrique de Melo
Produtores de mel ganharão mais agilidade e confiabilidade com as análises técnicas da Universidade
Apicultores e meliponicultores ganharam um novo espaço para análises qualificadas da produção em suas propriedades. A Universidade de Passo Fundo (UPF) lançou o BeeLab, laboratório especializado em análises físico-químicas de mel e na biópsia de abelhas. Anunciado na última terça-feira, 25 de junho, o novo laboratório é vinculado ao Centro de Pesquisa em Alimentação da UPF (CEPA), e atenderá produtores de toda a região norte do RS.
A reunião de lançamento do BeeLab aconteceu no Espaço Collab do UPF Parque, e reuniu apicultores e meliponicultores e representantes do CEPA e do Tecnoagro, startup incubada no Parque que prestará auxílio aos produtores. Na ocasião, também foi formalizada a intenção da criação de uma Câmara Setorial para os produtores de mel, que visa articular e buscar medidas, apoio às leis e trâmites junto aos órgãos fiscalizadores de forma mais ágil e setorizada.
O CEPA é responsável por analisar produtos de diversos parceiros, como alimentos e bebidas, além de água e efluentes de produtores, como nos conta a técnica de laboratório Angela Zanin, uma das profissionais que atuará no BeeLab. Ela reforça que, a partir de agora, os produtos de colmeia, nesse caso o mel, passam a ter garantia com a confiabilidade da instituição.
Conforme a técnica explica, o mel dos produtores da região ganhará uma série de análises técnicas feitas no laboratório. “Iremos realizar análises sensoriais como o aroma, cor e sabor do mel, além de análises físico-químicas para verificarmos a qualidade do produto, determinar nível de pureza e de umidade, por exemplo, e identificar possíveis fraudes”, reforça Angela.
Como solicitar análises
As análises já estão sendo realizadas, e interessados podem solicitar orçamento e obter mais informações pelo e-mail cepa@upf.br, pelo WhatsApp (54) 3316-8100 ou pelo telefone (54) 3316-8190.
BeeLab faz parte do novo portfólio de serviços da UPF
A Universidade de Passo Fundo vem ampliando seu leque de serviços oferecidos para a população, como laboratórios das mais diversas áreas, clínicas de saúde e uma infinidade de atuação ligada aos seus mais de 50 cursos de graduação.
O BeeLab é mais um dos serviços que agora passam a ser oferecidos para a comunidade, especialmente aos produtores de mel da região. Clovis Tadeu Alves, gerente da Divisão de Prestação de Serviços da UPF, menciona a intenção de alavancar o atendimento à população com os novos produtos. “Nossa intenção é deixar nossos serviços mais dinâmicos, ágeis e próximos do público. Queremos, com o BeeLab, trazer os produtores de mel para dentro da Universidade”, finaliza.
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas