Extensão

UPF e Primaves: 15 anos de parceria no cuidado com primatas e aves

05/07/2019

16:19

Por: Alessandra Pasinato

Fotos: Arquivo pessoal

Acadêmicos e professores da UPF prestam atendimentos aos animais abrigados pelo Primaves por meio de um convênio de cooperação técnica e científica

O espaço que aloja 200 animais é um mantenedor da fauna silvestre, um abrigo para primatas e aves que são apreendidos em crimes de caça, contrabando e maus tratos e de irregularidades como posse ilegal e precariedade de custódia. É com esse contexto que o Primaves atua. O espaço, localizado no Distrito de Bela Vista, é assistido por acadêmicos e professores do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), que há 15 anos se envolvem no cuidado permanente dos animais. 

Desde 2004, um convênio de cooperação técnica e científica entre a UPF e o Primaves promove o cuidado dos animais por meio de acompanhamento, de exames diagnósticos e laboratoriais e do monitoramento de saúde de primatas e aves. Recentemente, o espaço passou a dispor de um médico-veterinário, no entanto, atendimentos mais complexos são repassados ao Hospital Veterinário da UPF.

Atendimento e internação
O convênio da UPF com o Primaves oportunizou o cuidado contínuo com os animais abrigados, de acordo com a professora Dra. Michelli de Ataide, docente do curso e responsável pelo Grupo de Estudos de Animais Silvestres (Geas). “Quando um animal precisava de atendimento, era conduzido para o Hospital Veterinário, e a equipe do Geas prestava atendimento, inclusive internação. Hoje, com a presença de um veterinário no local, auxiliamos em casos mais complexos ou quando necessita de internação”, informa ela.

Conforme a professora, o Hospital Veterinário da UPF consegue auxiliar nos atendimentos clínicos e cirúrgicos, e dá suporte laboratorial. Um bolsista, acadêmico do curso, também atua diretamente no local, com o manejo, a nutrição e a ambientação dos animais alocados. “A atuação acadêmica se dá por meio de bolsas oferecidas para o Primaves, possibilitando atuação direta junto ao centro”, comenta a professora.

Primaves
O Primaves, conforme a professora Michelli, é um centro de manutenção para animais silvestres que não têm condições de retornar à natureza, por inúmeros motivos, sejam mutilações decorrentes da interação humana, domesticação pelo cativeiro ilegal de alguns, ou mesmo acidentes. “Esse é um ótimo refúgio para essas aves e primatas, para serem mantidos adequadamente, com respeito e com os devidos cuidados que um animal silvestre necessita”, conclui ela, apontando que o espaço conta com o monitoramento de técnicos da Biologia e da Medicina Veterinária responsáveis e compromissados com suas missões. “Todos amam o que fazem e para quem fazem”, finaliza.

Esse amor pelo que faz fica evidente quando se conhece a experiência do acadêmico do curso de Medicina Veterinária da UPF Igor Pilotto Chenet. Desde 2014, ele é bolsista no Primaves. A oportunidade surgiu depois que um veterano, seu amigo, encerrou o estágio no local e indicou a ele a possibilidade de atuar no mantenedor. No começo, quando não havia um veterinário no espaço, o acadêmico atuava no manejo, na alimentação e na limpeza dos recintos, e, posteriormente, passou a acompanhar o profissional e trabalhar também em questões de sanidade. “Já tinha bastante experiência desde a captura, contenção, exame físico. Foi uma experiência de grande valia durante esse tempo todo. Mesmo sendo voltado para primatas e aves, pude aprender muito e associar o conhecimento a outras áreas. A teoria da sala de aula se vive na prática”, comenta ele, que está concluindo o curso e nas próximas semanas embarca para estágio em uma empresa de Santa Catarina, na área de aves de corte.