Universidade

UPF é campeã na primeira fase da Maratona de Programação 2018

17/09/2018

16:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve representada na maior competição de programação universitária do Brasil: a XXIII Maratona de Programação da SBC. A competição, realizada nesse sábado, dia 15 de setembro, contou com a participação de três equipes da UPF e, ao final das cinco horas de prova, a equipe Skynet dos Pampas foi sagrada campeã subregional da primeira fase da Maratona de Programação. Fazem parte da equipe os acadêmicos Gabriel Cena Kressin, Felipe Gazzoni Foschiera e Leonardo Deliyannis Constantin, coordenados pelo professor Dr. Marcelo Trindade Rebonatto.

O evento, que foi a primeira de diferentes fases que marcam a competição, aconteceu em Erechim, e garantiu vaga para a final nacional em Salvador, nos dias 10 e 11 de novembro. A maratona reuniu 33 equipes de 10 diferentes instituições de ensino. Durante a prova, os acadêmicos receberam questões para serem resolvidas, criando um programa de computador numa linguagem de programação. A cada problema resolvido, a equipe marcava um ponto, e ganhou quem teve o maior número de problemas resolvidos.

O acadêmico Leonardo Deliyannis Constantin conta que a equipe resolveu, nos primeiros 64 minutos, os três problemas mais fáceis da prova, o que deu a vantagem ao time, e, na opinião dele, também garantiu a vitória. “Foi uma vitória suada e sofrida. Até o último minuto – de cinco horas de prova – tentamos resolver o quarto problema, e não sabíamos se alguém nos passaria no placar”, comenta, celebrando a conquista. “Conseguimos fazer jus ao cinquentenário da UPF e escrever o capítulo mais lindo dessa história na Maratona até hoje”, frisou ele.

Conforme Constantin, a vitória é coletiva. “É a minha, é a tua, é a nossa Universidade, e a Skynet dos Pampas está pronta para ir para Salvador e disputar mais uma final nacional, a quarta da UPF, e – quebrando mais um tabu –, a segunda final consecutiva”, ressaltou, agradecendo o apoio e a torcida. “Obrigado a todos que torceram, sofreram e vibraram conosco, do lado de fora do laboratório. Essa vitória é de todos nós”, reiterou.

UPF na Maratona de Programação

Desde 2007, a UPF tem participado de todas as edições da Maratona de Programação e, em três oportunidades, já foi classificada para a final nacional. Essa é a quarta classificação, a segunda de forma consecutiva. Nesta edição, Salvador irá sediar a final nacional, que acontece nos dias 10 e 11 de novembro.