Universidade

CerealTec inicia com debate sobre desafios e oportunidades dos cereais de inverno

30/09/2025

11:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e Laura Bruch

Painel de abertura destacou a importância da ciência, da inovação e da integração entre instituições para fortalecer o setor

A Semana Tecnológica de Cereais de Inverno (CerealTec) iniciou nessa segunda-feira, 29 de setembro. Com o tema “A ciência que se transforma em resultado no campo”, o evento reúne, até a próxima quinta-feira (2), pesquisadores, estudantes, profissionais e representantes do setor produtivo em atividades promovidas pela Embrapa Trigo, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e apoio de instituições e empresas do setor.

A primeira atividade ocorreu no período da tarde, em programação exclusiva para estudantes da UPF, que participaram de seis estações técnicas na vitrine de tecnologias da Embrapa Trigo. Logo após, os convidados se reuniram no Centro de Eventos da UPF para acompanhar o painel “Cereais de Inverno: desafios e oportunidades”. 

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, participou do painel e destacou a importância da integração entre universidade, pesquisa e setor produtivo para enfrentar os desafios e potencializar as oportunidades na área do agronegócio. “Nosso compromisso, enquanto Universidade e instituição que colabora com a produção de conhecimento, é formar profissionais com qualidade, com pesquisas, projetos de extensão e ampliar a inovação, mesmo em um cenário desafiador para a educação. A força da nossa região está na união entre as pessoas e instituições, que, juntos, constroem um futuro mais sustentável e com qualidade de vida”, ressaltou.

O painel também contou com a participação do chefe-geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski, do presidente da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, Alexandre Palagio, e do especialista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Be8, Fábio Júnior Benin.

A programação da CerealTec segue até 2 de outubro, com atividades direcionadas a diferentes públicos, como estudantes, produtores, técnicos e profissionais da assistência rural. A programação completa está disponível no site do evento

 

INSCREVA-SE