Universidade

Doutoranda da UPF apresenta trabalhos no 8º Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária

12/09/2025

15:17

Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve representada no 8º Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária, realizado entre os dias 9 e 12 de setembro de 2025, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). Considerado o principal evento da área no país, o encontro reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes, em programação conjunta com o Encontro Nacional de Patologia Veterinária.

A doutoranda Marina Gatto, do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (PPGBioExp), apresentou três trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Patologia Animal da UPF: Calcinose enzoótica em bovino de abatedouro; Um caso fatal de infecção multissistêmica por microfilárias em quati (Nasua nasua) no sul do Brasil e Carcinoma mucoepidermóide salivar em palato de cão.

De acordo com a professora Adriana Motta Della, orientadora de Marina, o congresso representa um espaço essencial para a atualização científica e tecnológica da área. “É fundamental para a área de Patologia Veterinária, pois promove atualização, aprimoramento e conhecimento por meio de palestras, mini cursos e fóruns de lâminas. Além disso, possibilita a apresentação de trabalhos e promove discussões sobre inovações no diagnóstico”, destacou.

A docente também ressaltou a importância da participação da UPF no evento. “Estar presente em um congresso como esse permite divulgar o conhecimento gerado na Instituição, contribuir para a formação dos discentes e pesquisadores, além de fortalecer o networking”, completou.

Para Marina, a experiência foi enriquecedora.“O evento foi excelente, com grandes atualizações não só na área da patologia animal, mas também a respeito da medicina veterinária forense e com o simpósio de sanidade animal, que abordou doenças de notificação obrigatória”, afirmou a doutoranda.
 

INSCREVA-SE