UPF é reconhecida entre as melhores universidades do mundo em três rankings internacionais
14/10/2025
15:09
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Times Higher Education, QS Rankings e Elsevier Data Repository reconhecem a qualidade do ensino, da pesquisa e da produção científica da Universidade de Passo Fundo
A Universidade de Passo Fundo (UPF) conquistou destaque em três importantes rankings internacionais divulgados recentemente, reafirmando sua relevância no cenário global da educação superior. As classificações da Times Higher Education (THE), da Quacquarelli Symonds (QS) e do Elsevier Data Repository reforçam a qualidade do ensino, da pesquisa e o impacto acadêmico e científico produzido na instituição.
No World University Rankings 2026, da revista britânica Times Higher Education, divulgado em 9 de outubro, a UPF está entre as melhores universidades do mundo. Considerado uma das avaliações mais abrangentes do desempenho institucional global, o ranking analisou 2.191 universidades de 115 países e territórios, a partir de 18 indicadores distribuídos em cinco áreas principais: ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, engajamento com a indústria e perspectiva internacional.
A Universidade também figura entre as 200 melhores instituições de ensino superior da América Latina e do Caribe no QS World University Rankings 2026: América Latina e Caribe, lançado em 1º de outubro. O levantamento da empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS) avaliou 500 universidades da região com base em critérios como reputação acadêmica, qualidade do ensino, colaboração entre instituições, sustentabilidade e impacto de pesquisa e na web.
Além disso, o Elsevier Data Repository 2026, base de dados global que reúne informações sobre os pesquisadores mais citados no mundo, apontou três professores da UPF entre os 2% de pesquisadores mais influentes do planeta. Pelo terceiro ano consecutivo, Álvaro Della Bona, Leonardo Barcellos e Luciane Colla estão entre os nomes mais citados, o que demonstra o reconhecimento e a influência da produção científica da Universidade. O banco de dados da Elsevier disponibiliza informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria e outros indicadores relacionados ao impacto e à relevância das publicações científicas.
Para o pró-reitor Acadêmico da Universidade, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, esses resultados celebram um projeto acadêmico que é maior do que números: formação integral, pesquisa com propósito e serviço à sociedade. “Somos uma Universidade comunitária e é a partir dessa identidade que seguimos avançando: com rigor científico, com gestão responsável e com compromisso público. Cada conquista aumenta nossa responsabilidade - e nossa determinação - de devolver à comunidade, em conhecimento e soluções, toda a confiança depositada na UPF”, pontuou.
Notícias relacionadas