Esportes

UPF apoia ciclista Melissa Machado

04/07/2018

18:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Encontro marcou a renovação da parceria com os atletas Ricardo Machado, Luana Machado e Ismael Vanin Giasson

A Universidade de Passo Fundo (UPF) passa a ter uma nova atleta em seu portfólio: a ciclista Melissa Machado. A assinatura do convênio foi realizada nesta quarta-feira, 4 de julho, pelo reitor José Carlos Carles de Souza. Na mesma oportunidade, foram renovados os apoios dos também ciclistas Ricardo Machado, Luana Machado e Ismael Vanin Giasson.

O reitor comentou sobre a parceria firmada e a renovação do apoio aos esportistas. “É uma satisfação muito grande para a UPF dar continuidade ao trabalho desenvolvido com vários atletas de modalidades individuais que disputam várias competições, como o Ismael, o Ricardo e a Luana, e, agora, com a Melissa, que é uma promessa que está chegando. Apoiada pela Instituição, a jovem ciclista irá correr juntamente com sua tia, Luana, e seu avô, Ricardo, portanto, são três gerações de atletas que estão conosco. Tenho absoluta certeza de que eles vão alcançar muitas conquistas. Desejo que o sucesso deles seja também o sucesso de todos nós”, disse.

Ele ainda mencionou o incentivo que a Instituição presta aos atletas. “Sempre tivemos a visão de que a Universidade poderia, sim, apoiá-los com aquilo que ela tem de melhor: sua infraestrutura e o apoio logístico nas questões próprias dos atletas. Isso faz parte da nossa atividade e é o que temos oferecido a eles. Agregamos também a possibilidade de eles frequentarem os nossos cursos”, conta José Carlos.

Geração de ciclistas
Com apenas 12 anos de idade, Melissa destaca que o apoio é fundamental porque ele ajuda na divulgação da marca da UPF e auxilia nos eventos em que ela participará. “Sabemos que temos uma universidade que confia em nós e que, em todos os momentos, estará com a gente”, relata.

O avô de Melissa, Ricardo, demostrou entusiasmo durante o encontro de renovação dos apoios. “É uma grande alegria pra mim ter a filha, e agora a neta, competindo em um esporte que todos praticamos, o mountain bike. Eu pratico o cross coutry olímpico e a maratona, a Luana atua mais em ultramaratona, e a Melissa chega com muita técnica em descidas, subidas e em lugares difíceis. Isso é uma evolução. Eu comecei um trabalho e elas estão dando prosseguimento”, ressalta.

O atleta falou que a parceria com a UPF dura quase duas décadas. “No meu caso, ela completa 19 anos. Em algumas ocasiões, passamos por dificuldades, mas a Universidade sempre esteve ao nosso lado, em conquistas internacionais e em momentos de derrotas. Queremos dar sequência, principalmente nesse momento festivo em que a Instituição completa 50 anos”, enfatiza.

A filha de Ricardo, Luana, é ciclista da UPF há 12 anos. “Fico muito feliz, agora retornando às ultramaratonas, que são provas a partir de 600, 700 km. Um apoio que a gente precisa e nos dá uma motivação a mais. Para aonde vamos, a Instituição sempre está junto conosco. O que podemos fazer é agradecer por isso”, menciona.

Renovação no downhill
Atuante no downhill, que é uma vertente do ciclismo de mountain bike, o ciclista Ismael deu seu depoimento sobre a continuidade do apoio. “Essa parceria como a da Universidade é importantíssima. É um privilégio levar o nome da UPF para aonde vou”, pontua Giasson.

O encontro foi acompanhado pela mãe de Giasson e pela supervisora da Assessoria de Imprensa da UPF, Silvia Brugnera.

Confira os perfis dos esportistas

Melissa Machado
Melissa Machado acompanha seu avô, Ricardo Machado, e a tia, Luana Machado, desde muito cedo, e logo criou amor pelo ciclismo. Ela tem 12 anos e, como Ricardo, sempre organiza passeios ciclísticos e competições, acumulando conquistas desde os seus 4 anos de idade.

Sua primeira vitória em nível estadual foi na prova Desafios da Natureza, no Parque das Laranjeiras, em Três Coroas, no ano de 2012. A ciclista também foi campeã da 1ª Copa Lagoa Bikers de Ciclismo, em 2013, e do Desafio Tapejara, em 2016. Melissa ainda venceu a Copinha UPF de Mountain Bike 2017, em Lagoa Vermelha, e, no mesmo ano, sagrou-se campeã do Desafio Ibiaçá. Já em 2018, venceu a Copa Soul de Mountain Bike Maratona, ocorrida em São Leopoldo.

Ricardo Machado e Luana Machado
Os ciclistas Ricardo e Luana Machado contam com o apoio da UPF desde o início dos anos 2000. Das muitas conquistas de Ricardo ao longo desse tempo, têm destaque o bicampeonato pan-americano e o hexacampeonato brasileiro. Neste ano, ele sagrou-se campeão da 3ª Copa Lagoa UPF de Mountain Bike, em Lagoa Vermelha; ficou em 3º lugar na segunda etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, realizada em Ouro Preto (MG); e em 4º lugar no Pan-Americano de Mountain Bike Cross Country Olímpico, em Pereira, na Colômbia.

Em 2017, o atleta obteve os seguintes títulos: campeão do MTB 12 Horas; campeão da 2ª e 3ª etapas do Circuito Soul de Mountain Bike; campeão da II Copa Lagoa UPF de Mountain Bike pela categoria Master C2; campeão da 2ª etapa do Campeonato Estadual de Mountain Bike Maratona; campeão da Taça Brasil de Mountain Bike Cross Country Olímpico; vice-campeão da Copa Internacional de Mountain Bike; vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country Olímpico; 5º lugar no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike, na modalidade Cross Country Olímpico.

A filha de Ricardo, Luana, também tem uma longa carreira no ciclismo. Pentacampeã brasileira, campeã de provas internacionais – tais como o Ride Velo Mag, no Canadá, e o 30k, na Bolívia –, a atleta disputou provas como a ultramaratona Brasil Ride, na Bahia. Na competição, com percurso realizado em duplas, nas cidades de Mucugê e Rio de Contas, Luana, juntamente com o companheiro Thiago Brito, ficou entre os cinco melhores colocados. Além disso, a ciclista venceu a Copa Lagoa UPF de Mountain Bike, edições 2016 e 2018, na categoria Elite Feminino.

Ismael Vanin Giasson
Ismael Vanin Giasson é praticante de downhill, vertente do ciclismo de mountain bike. Filiado à Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), iniciou no esporte junto com amigos. Atualmente, o atleta lidera a categoria juvenil do Campeonato Gaúcho de Downhill 2018. Ele ainda conquistou o 1º lugar no Campeonato Gaúcho de Cross Country e o 2º lugar na Copa RS de Downhill.

Já no ano passado, o ciclista sagrou-se campeão gaúcho de Downhill pela categoria juvenil. Também ficou no 4º lugar da categoria juvenil do Campeonato Sulbrasileiro de Downhill, na 7ª posição da categoria juvenil do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Downhill, e na 14ª colocação da categoria Cadetes (juvenil) do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike.

Galeria de Vídeos