Por: Assessoria de Imprensa
Atividade ocorreu em alusão ao Dia Mundial de Saúde, que ocorre nesta quinta-feira, 7 de abril
Música e práticas integrativas de cuidado para enfatizar a importância de as pessoas cuidarem da saúde, seja ela, física, mental, social ou espiritual. Nesse sentido, as Ligas Acadêmicas de Psicologia Social e da Saúde (LAPPS) e de Saúde, Espiritualidade, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LASEPICS) da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveram, no dia 6 de abril, o Sarau da Saúde, no estacionamento do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) . Uma ação alusiva ao Dia Mundial de Saúde, comemorado nesta quinta-feira, 7 de abril.
A ação contou com diversas atividades com o intuito de integrar a singularidade de cada curso e indivíduo. Também teve música ao vivo e troca de livros por alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal, que serão doados. “A ideia do Sarau é mostrar a saúde integrativa a partir da perspectiva de cada curso e servir como um momento de conhecimento, troca e aprendizagem”, destacou a presidente da LAPPS, Camili Giacomini, acadêmica do curso de Psicologia.
Os estudantes do curso de Enfermagem, por exemplo, repassaram informações e orientações importantes sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), enfatizando a disponibilidade de testes rápidos nas unidades de saúde, e também distribuíram preservativos. As atividades, realizadas dentro do ambiente acadêmico, também foi uma maneira de incentivar os estudantes a cuidarem da sua saúde. “Sem saúde não existe nada, onde há saúde, há vida”, salientou a estudante do nono nível do curso de Enfermagem, Marciele Begnini.
A ação também contou com uma mostra dos cursos da área de saúde da UPF. “É muito bonito ver a integração dos cursos da área da saúde, cada um expondo e mostrando um pouco do seu potencial, apresentando isso à comunidade acadêmica”, observou o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogério da Silva.