Ensino

“Todos têm direito de fazer música”

11/10/2022

16:50

Por: Tainá Binelo | Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

4ª edição do Conexões Percussivas integra estudantes, comunidade e artistas nacionais durante semana de apresentações e oficinas

Seguindo os passos do professor Renato Coleraus, acadêmico do curso de Música do Instituto de Humanidades, Ciência, Educação e Criatividade da Universidade de Passo Fundo (IHCEC/UPF), vinte crianças com idade entre 5 e 6 anos subiram ao palco do Centro de Eventos na noite desta segunda-feira, 10 de outubro. Com pequenos pandeiros e cajons em mãos, foram elas as responsáveis pela apresentação de abertura do Conexões Percussivas.

Estudantes da Escola de Educação Infantil Pequenos Brilhantes de Tapera, eles são apenas uma das atrações do evento que chega em sua quarta edição em 2022. Reunindo acadêmicos da licenciatura em Música e dos bacharelados em Música, Canto e Instrumento, o 4º Conexões Percussivas conta com grandes convidados como o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Me. Aquim Sacramento, Grupo de Percussão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Projeto Nó e Duo Sul.

A noite de abertura do evento contou, ainda, com apresentação do Grupo de Percussão da UPF e com a palestra “Discos da música brasileiro que você precisa ouvir”, exposta pelo professor e coordenador do curso de Música, Dr. Alexandre Saggiorato e o convidado Rodrigo Garras. Os integrantes do projeto de extensão Da Capo também participaram do concerto.

Grandes nomes reunidos

 

Aquim Sacramento, ao centro, é docente da UFBA


Coordenador do evento e professor do curso, Me. Márcio Luiz Tolio ressalta a importância do Conexões Percussivas para o curso da UPF. “Por tempo viemos buscando colocar o Laboratório de Percussão da nossa Universidade em destaque no Brasil. Ele é o maior do país, mas as nossas produções musicais não faziam jus a isso. Com o Conexões conseguimos trazer grandes nomes para Passo Fundo e, também, sermos convidados para circuitos que reúnem artistas renomados, como o 2 de Julho realizado na Bahia”, aponta o docente.

A atividade agrega ao aprendizado dos estudantes do curso, humanizando o processo de ensino e ampliando a rede de contato deles, segundo o professor. “É também sobre contemplar a questão didática. Ao oportunizar que os alunos toquem com pessoas tão influentes, participem de oficinas, palestras, encaminhamos eles para o mercado de trabalho e os ajudamos a pensar na percussão de diversas formas, às vezes até diferentes das que eles já conheciam”, conta.

“Todos têm direito de fazer música”, lembra Kbecinha, forma pela qual Tólio é chamado carinhosamente pelos acadêmicos, em sua fala de abertura. “Já ouvi muito falar sobre talento, mas para mim essa palavra é apenas o nome de uma marca de chocolate. Nós temos que quebrar isso, de falar sobre desafinação, que as pessoas nascem iluminadas para fazer música. Todos temos direito de aprender. Como diz Marisa Fonterrada, ‘todo mundo pode ser amador, no sentido de quem ama’. É por meio de eventos como esse que cultivamos esse amor”, comenta o professor que, por meio de projetos sociais, busca fomentar a educação musical em comunidades carentes.

Olhos curiosos


Orientando os pequenos pelo som do cajon que tocava, Renato não conseguia esconder a alegria e o orgulho de ver seus alunos serem a atração de abertura do evento. “Consigo ver neles um enriquecimento cultural muito grande, além de terem se tornado pessoas muito mais atentas e que entendem as responsabilidades envolvidas em fazer música, como na apresentação de hoje”, comenta o estudante.

Crianças da escola Pequenos Brilhantes de Tapera apresentaram-se no concerto


Professor de três turmas na escola tapejarense, ele trabalha há 2 anos ensinando e preparando as crianças para saberem identificar cada batida. “Consigo ver nos olhos das crianças uma alegria gigante, um brilho diferente enquanto eles se apresentam. Mesmo tão pequenos, eles já estão participando de um evento gigante como o Conexões que envolve artistas nacionais. Estou orgulhoso!”, finaliza Coleraus.

Programação


A quarta edição do evento segue até sexta-feira, 14 de outubro, com apresentações e atividades diárias. Mais informações podem ser obtidas no perfil do Instagram do curso CLICANDO AQUI. Confira a programação logo abaixo:

Terça, 11/10
14h Masterclass com Aquim Sacramento (BA)
19h30 Concerto de Percussão - Aquim Sacramento e Yago Luis (BA)
20h30 Orquestra Jovem Feliz (RS)

Quarta, 12/10
Espaço Ritonello

18h Duo Sul
19h Diego Berguó e Projeto Nó (RS)

Quinta, 13/10
14h Recital de Percussão (Bruno Azevedo, PA)
14h30 Técnica de duas baquetas para teclados: rotina de estudos a partir do método de G.H. Green (Bruno Azevedo)
19h30 Solistas Percussão UPF
20h30 Percussão nos bailes do sul (Kbecinha e Lucas Orso)

Sexta, 14/10
13h30 Masterclass de excertos orquestrais (Prof Gilmar Goulart)
15h Masterclass (Sacramento)
19h30 Recital de Marimba (Prof Gilmar Goulart)
20h30 Grupo de Percussão UFSM