Universidade

Setembro Amarelo: valorização da vida em primeiro lugar

01/09/2021

12:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Universidade fará ações para refletir sobre o tema, além de colorir o pórtico para promover a conscientização

O Setembro Amarelo, campanha nacional iniciada em 2015, tem como foco a prevenção ao suicídio. Com ações em todo o país, a proposta busca oportunizar espaços de debate e conversa sobre a valorização da vida. Na UPF, todos os anos são desenvolvidas atividades que promovem essa reflexão. Neste ano, além da iluminação especial do pórtico, espaços de atenção e escuta serão oportunizados. As ações são promovidas pela Divisão de Gestão de Pessoas, juntamente com o Setor de Atenção ao Estudante (Saes) e demais setores da Instituição.

Entre as movimentações de destaque do mês está o Espaço de Prosa, projeto que visa propiciar momentos de diálogo entre aqueles que desejam compartilhar, de modo coletivo, seus saberes e experiências. De acordo com uma das responsáveis, a psicóloga Regina Ampese, o espaço possibilita aos participantes refletir sobre questões do cotidiano e seus desafios, situações inerentes ao viver. Voltado para estudantes e profissionais da Instituição, ele faz parte de uma Rede de Cuidado, organizada pelo Setor de Atenção ao Estudante e a Divisão de Gestão de Pessoas.

Setembro Amarelo

Ao longo do mês que enfatiza a valorização da vida, o Espaço de Prosa seguirá oferecendo os encontros semanalmente, conforme já vem ocorrendo. Quem tiver interesse, pode agendar um horário via preenchimento de formulário que está disponível no site www.upf.br/coronavirus/rede-de-cuidado

Na página também constam informações sobre os dias e horários em que esse espaço ocorre, permitindo que os interessados consigam se organizar previamente para participar. 

A coordenação deste espaço reforça que, até o momento, devido ao contexto de pandemia, os encontros são oferecidos na modalidade online, respeitando as medidas de prevenção em relação à Covid-19. 

Em caso de dúvidas, o Saes também fica disponível para orientações pelo e-mail saes@upf.br.

Demanda nascida na comunidade acadêmica

Segundo Regina, a iniciativa nasceu do projeto de extensão Observatório da Juventude, Educação e Sociedade, atuando na perspectiva da escuta e do acolhimento. Com o início da pandemia, ela ressalta que foi necessária uma adaptação, reformulado para a modalidade on-line, denominado inicialmente como Plantão do Cuidado, vinculado à Rede de Cuidado UPF. “A partir deste ano, observou-se a necessidade de transformar esse projeto para além do contexto pandêmico, considerando a importância de manter espaços dessa natureza na Universidade, de modo que as pessoas tenham a oportunidade de falar sobre as mais diversas questões que as envolvem, sejam estas do dia a dia, trabalho, estudos, dentre outras; mantendo a perspectiva coletiva deste espaço”, pontua.

Os encontros têm o acompanhamento dos profissionais vinculados aos setores envolvidos e são oferecidos semanalmente, na segunda-feira à tarde, das 16h30min às 18h, para profissionais vinculados à Fundação UPF e suas mantidas e na quarta-feira, das 18h às 19h, para estudantes.

Em 2020, o projeto promoveu momentos de diálogo que contabilizaram mais de 60 horas, abrangendo estudantes e profissionais da Instituição. Em 2021, o Espaço foi reorganizado, pensando para além do contexto pandêmico e as ações seguem sendo realizadas através da escuta coletiva para todos que tiverem interesse em participar. “O Espaço de Prosa é um espaço institucional, que intenciona possibilitar a prosa, o aprender com o outro, a troca de ideias, que ultrapassa as ações individuais e busca, coletivamente, fortalecer o cuidado de si e do outro, na perspectiva de uma rede de cuidado”, observa Regina.