Universidade

UPF é parceira do Ministério Público no atendimento às vítimas de violência

03/09/2025

17:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Parceira de diversos órgãos públicos, a Universidade de Passo Fundo (UPF) atua junto à comunidade a partir de várias áreas do conhecimento. Entre elas a saúde, educação e justiça. Nesta semana, a Instituição somou esforços com outras entidades na formalização de uma nova parceria com o Ministério Público para o fortalecimento do Espaço Bem-Me-Quer.

O projeto, que oferece acolhimento humanizado a vítimas de crimes em Passo Fundo, funciona junto à sede do MP e tem como objetivo reconhecer a vítima como sujeito de direitos, oferecendo orientação jurídica, esclarecimentos sobre o processo judicial e encaminhamento para atendimentos de saúde física e mental.

Conforme a promotora Clarissa Machado, este é o primeiro termo de parceria formal assinado no Estado no âmbito do acolhimento às pessoas vítimas de violência.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul formalizou, nesta terça-feira (02), uma parceria com diversas entidades para fortalecer o Espaço Bem-me-quer, um projeto que oferece acolhimento humanizado a vítimas de crimes em Passo Fundo. “O termo oficializa um protocolo de atendimento que vai dar celeridade às resoluções e minimizar as consequências e os efeitos da violência na vida das vítimas. Precisamos, cada vez mais, entender a vítima e oferecer a elas as condições necessárias para enfrentar as mais diversas realidades. Precisamos dar a elas acesso às informações e a garantia dos seus direitos”, destacou.

A UPF atuará no Espaço Bem-Me-Quer com os projetos de extensão da Psicologia, Projur Mulher e Diversidade, Sajur e os cursos de Enfermagem e Odontologia. Presente na assinatura da parceria, a reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin reforçou a importância da união entre entidades, instituições e sociedade para que as pessoas mais vulneráveis tenham o mínimo necessário. “Acredito que todas as instituições que aqui estão trabalham nessa direção e nós precisamos nos fortalecer para conseguir oferecer tanto no âmbito da educação, da saúde, da justiça, subsídios para minimizar os danos e as violências que acontecem. Penso que é fundamental termos essas aproximações, aprofundando esse tema para que nós possamos melhorar a sociedade”, observou.

O espaço conta com um ambiente reservado e funciona de segunda a sexta, das 12h às 19h. 
 

INSCREVA-SE