Rede de Cuidado

A Universidade de Passo Fundo (UPF), em seu caráter comunitário, não deixa de estar próxima dos estudantes, da comunidade e de seus professores e funcionários, nem em tempos de quarentena e combate ao avanço da Covid-19. Para isso, elaborou estratégias de aprendizagem, acompanhamento e cuidado em rede, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa. Dentre as iniciativas, a Rede de Cuidado UPF oferece espaços virtuais institucionais dedicados a disponibilizar informações e oferecer um ambiente de fala e escuta. 

O que é Rede de Cuidado UPF?

A Rede de Cuidado UPF é um espaço virtual em que os estudantes, professores e funcionários da UPF poderão compartilhar experiências e anseios. Enquanto estamos em casa por um bem maior, estamos juntos, conectados e em rede. Criamos estratégias de aprendizagem, acompanhamento e cuidado tanto da comunidade interna quanto da comunidade externa. As ações têm ao acompanhamento do Setor de Atenção ao Estudante (Saes) e da Divisão de Gestão de Pessoas (DGP).

Quem pode participar?

A Rede de Cuidado UPF é direcionada a todos os estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade, bem como aos professores e funcionários da Instituição. Ainda, está aberta ao público em geral que deseja compartilhar um ambiente de aprendizagem, acompanhamento e cuidado neste momento sensível que envolve o combate à Covid-19.

Quais as salas disponíveis?

Serão duas salas virtuais, por meio do Google Hangouts Meet, disponíveis em horários e dias da semana pré-estabelecidos.

A Sala 1 é chamada de “Plantão do Cuidado” e é direcionada aos estudantes, professores e funcionários (em horários específicos) que desejam conversar, compartilhar sobre os desafios, aprendizagens e angústias deste momento. Estará à disposição uma equipe de escuta do SAEs e da Divisão de Gestão de Pessoas da Universidade.

Funcionamento:

  • Quarta e sexta-feira: das 18h às 19h para estudantes

Plantão do cuidado - ESTUDANTES

  • Segundas-feiras das 16h30min às 17h30min para funcionários da UPF. 
  • Quartas-feiras das 17h30min às 18h30min para professores da UPF.

Plantão do cuidado - professores

A Sala 2 é chamada de “Rede de Aprendizagem” e funcionará como um espaço aberto aos professores, funcionários, alunos e também à comunidade externa em que se cultive a troca de saberes sobre temas transversais. Estudantes e instituições parceiras da universidade podem propor salas de discussão abertas aos mais variados temas.

Funcionamento: para o público em geral, às terças e quintas-feiras: das 18h às 19h. As salas específicas para professores e funcionários da UPF ocorrerão das 16h às 17h, conforme divulgação prévia.

Como participar?

•    Para participar, basta acessar o link da sala desejada no horário indicado, com o computador ou telefone (neste caso é necessário ter o aplicativo Google Hangouts Meet instalado no aparelho)
•    Durante a conversa mantenha o microfone desligado enquanto as demais pessoas falam, e abra-o quando for fazer alguma contribuição ou pergunta.
•    O chat também pode ser usado para fazer contribuições e perguntas.