Ensino

Semana das Artes Visuais ocorre de 13 a 17 de agosto

06/08/2018

08:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Programação contempla exposições de arte, oficinas, palestras, cinedebate e mesa redonda

Os cursos de Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem, entre os dias 13 e 17 de agosto, a Semana das Artes Visuais. A programação inclui exposições de arte, oficinas, palestras, cinedebate e mesa redonda. As atividades ocorrem no Portal das Linguagens, no Campus I da UPF, e são todas gratuitas e abertas à comunidade, sem necessidade de inscrição. 

A abertura da Semana ocorre na noite do dia 13, com a palestra “O espaço de confluências entre o artista, o curador e as outras áreas”, ministrada pela professora Luciane Campana Tomasini. Na terça-feira, dia 14, a ex-professora do curso, Rosa Maria Coutinho, falará sobre o tema “Arte e arteterapia”. Nesse mesmo dia, a professora fará o lançamento do seu e-book “Sobre arte, mulheres, negrumes e recomeço”, da Editora Escrita. Na quarta-feira, dia 15, em parceria com o curso de História, haverá a exibição do documentário “Dom Quixote das Artes”, que apresenta a vida e a obra do artista plástico Paulo Siqueira. Após a exibição, ocorre um debate com os diretores Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt. A atividade será realizada no Teatro Múcio de Castro. Na quinta, dia 16, a programação é voltada exclusivamente para os acadêmicos dos cursos com oficinas e workshops. 

O encerramento da Semana ocorre na sexta-feira, dia 17, com uma mesa redonda sobre “Arte na escola”. Para debater o tema, foram convidadas egressas do curso que atualmente trabalham a arte em sala de aula: Amábile Scorteganha, Valquíria Ponciano e Miriam Giareta Goellner. Os professores de artes também foram convidados a trazer e a expor os trabalhos desenvolvidos por eles com os alunos em sala de aula.

Exposição Arte em Movimento
Um dos destaques da programação é a exposição Arte em Movimento, que está sendo montada também no Portal das Linguagens. Com temas transversais e misturando várias técnicas, como fotografia, escultura, instalação, pintura, cerâmica, desenho e propostas pedagógicas, será uma grande exposição que terá como principal proposta trazer o passado para o presente. “Nossa ideia foi a de revisitar obras de 50, 60 anos atrás por dois motivos: um que remete aos 50 anos da Universidade celebrados em 2018 e o outro que é mostrar para a comunidade todos os professores e egressos que passaram pela UPF”, destacou a coordenadora dos cursos e organizadora do evento, professora Me. Mariane Loch Sbeghen. 

Ainda de acordo com a coordenadora, a exposição será formada por peças que fazem parte do acervo da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e também de coleções particulares e terá nomes como Guilhermina Borges, Laura Borges Felizardo, Roseli Doleski Preto, Viviane Dihl, Miriam Giareta Goellner, Maria Lucina Busato Bueno, Miriam Postal, Mara Castro, Nadja Rossato, Fill, entre outros. O espaço também será uma oportunidade de os acadêmicos mostrarem seus trabalhos, assim como os trabalhos desenvolvidos nos projetos de extensão da Universidade. A exposição ficará aberta para visitação até sábado, dia 18.

Participação das escolas
A partir da terça-feira, 14, as escolas do município podem ir até o Portal das Linguagens para visitar a exposição. Para isso, basta agendar a visita com a secretaria da FAC pelo telefone (54) 3316-8183 ou entrar em contato pelo e-mail fac@upf.br.