Visitas institucionais

Reitoria da UPF recebe visita do deputado federal Luciano Azevedo

04/04/2023

18:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

A reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu, nesta terça-feira, 4 de abril, o deputado federal Luciano Azevedo (PSD). Durante a primeira visita à instituição após a posse no Congresso Nacional, o parlamentar se colocou à disposição para auxiliar no andamento de demandas que tramitam em Brasília envolvendo a área da educação e o fortalecimento do ensino superior.

Luciano Azevedo compartilhou as experiências vivenciadas durante as primeiras semanas de mandato e pontuou que a educação superior, em especial as universidades comunitárias, está entre os compromissos do parlamentar. “O primeiro Projeto de Lei que apresentei na Câmara se refere a inserir as universidades comunitárias em condições de igualdade com as universidades públicas para disputar os recursos oferecidos via edital pelo governo federal. Assumi o compromisso de estar junto em defesa da educação, então me coloco à disposição de vocês, me mantenham informados, me convoquem para participar das mobilizações. O congresso é muito grande, são muitas pautas, então precisamos estar sintonizados”, disse.

O deputado foi recebido pela reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, pelo pró-reitor Acadêmico, Edson Alencar Casagranda, e pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônio Thomé. Durante a conversa, a reitora agradeceu o apoio e entregou um ofício com algumas demandas que já estão sendo trabalhadas na área das universidades comunitárias. “A educação é a chave e sem ela não teremos o desenvolvimento esperado. Estamos em um movimento intenso entre reitores e associações de universidades comunitárias para pleitear diversas demandas e muitas delas envolvem legislação. Então para nós é muito significativo termos um representante desse segmento universitário, que vai poder ser uma voz ativa no governo para fortalecer a educação na perspectiva de ampliar o acesso e a permanência aos estudantes e atuar para que a régua da qualidade suba em meio ao que vem sendo oferecido no país”, afirmou.

Ao final do encontro, ficou acordado que a reitora, juntamente com a diretoria do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), fará uma visita ao deputado, ainda esse mês, em Brasília.