Visitas institucionais

Reitora da UPF recebe a visita do cônsul-geral da Itália no RS

23/06/2023

13:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Encontro buscou discutir possibilidades de parcerias na área da educação

A reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Bernadete Maria Dalmolin, recebeu, na manhã desta sexta-feira, 23 de junho, a visita do cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso. O encontro foi acompanhado pela coordenadora da Assessoria Internacional da UPF, Luciane Sturm; pela coordenadora da UPF Mundi - Escola de Idiomas, Carolina Ferraz; a agente consular da Itália em Passo Fundo, Maristela Pretto Siviero; e Loy Demari, coordenadora do Consulado da Itália no RS.

Durante a visita, o cônsul mencionou o interesse em estabelecer parcerias com a Universidade visando estimular o aprendizado da língua e da cultura do país, tendo em vista que a região de Passo Fundo possui um grande número de descendentes e cerca de cinco mil pessoas com cidadania italiana. “Queremos propor um estímulo à formação de professores de língua italiana, visando, no futuro, a inclusão do ensino de italiano na grade curricular nas escolas, como uma forma de incentivar as crianças a se interessarem pela Itália, pela língua e cultura do país”, disse o cônsul, destacando, ainda, o interesse por parcerias voltadas aos estudantes de graduação para vivenciarem uma temporada de estudos e trabalho na Itália, considerando que o país possui grande demanda por profissionais, principalmente, na área da saúde.

A reitora da UPF compartilhou algumas iniciativas voltadas para a língua italiana que a Instituição desenvolve, como a oferta de cursos de italiano na UPF Mundi - Escola de Idiomas e convênios com instituições italianas para intercâmbios tanto na graduação, na área de Medicina, como na pós-graduação. “Essa vivência proporciona uma experiência muito grande, os alunos gostam demais”, frisou ela, ao destacar. “Em 55 anos de história, já formamos mais de cem mil pessoas, na graduação e pós-graduação. Temos interesse em intensificar nossa internacionalização, pela identidade da nossa região e pelo carinho que temos pela língua e cultura italiana”, afirmou a reitora.