Visitas institucionais

Professores da Argentina visitam a UPF para debater práticas de ensino

07/10/2022

14:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima e Divulgação

Com o intuito de trocar experiências sobre as práticas de ensino, principalmente, relacionadas ao curso de Engenharia Civil, a Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, os professores Fernando Carlos Raffo Humarán e Liliana Maria Bonin, da Faculdade Regional de Concepción del Uruguay da Universidade Tecnológica Nacional, na Argentina. A agenda de atividades incluiu um encontro com a reitoria da UPF, ações com professores e estudantes e visitas a empresas da região que têm atuação voltada para a gestão de resíduos. 

A visita do professor integrou uma missão pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca), que ocorre entre os países do Mercosul. Durante os três dias, foram realizadas atividades voltadas à gestão de resíduos, que é a principal área de atuação do professor. Entre as ações estiveram visitas à Central de Tratamento de Resíduos de Victor Graeff (CRVR), à Estação de Efluentes da UPF, ao Sistema EcoSmart, que faz reciclagem de resíduos da construção civil e ao Green Office da UPF. 

Os acadêmicos de Engenharia também acompanharam uma palestra com o professor Fernando sobre Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Já a professora Liliana é pedagoga e acompanhou o professor buscando se inserir em outros nichos na Universidade, debatendo sobre formação docente e conversando com representantes do Setor de Apoio ao Estudante (Saes) e com a área de extensão da Universidade.

A agenda também integrou uma visita ao gabinete da reitora, que contou com a presença da professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Dr. Antônio Thomé, dos professores do curso de engenharia civil, Dr. Francisco Dalla Rosa e Dr. Maciel Donato e da coordenadora da Assessoria Internacional da UPF, professora Dra. Luciane Sturm.

O professor Fernando Carlos Raffo Humarán, agradeceu a oportunidade de conhecer a Universidade e as práticas de ensino desenvolvidas. “Esperamos que esta visita sirva para aprofundar os laços de cooperação entre ambas as instituições, fortalecendo a mobilidade de alunos e professores em futuros intercâmbios”, afirmou o professor, ao definir a visita como uma ótima oportunidade para comparar as realidades regionais sobre a gestão de resíduos sólidos.

O professor do curso de Engenharia Civil, Dr. Francisco Dalla Rosa, que acompanhou os professores nas atividades, destacou que o programa Marca é consolidado na América do Sul e vem possibilitando o compartilhamento de experiências de ensino, extensão e pesquisa, por meio da mobilidade de discentes e docentes. “A visita dos professores Liliana e Fernando é um momento que contribui fortemente com a parceria entre as instituições, a qual vem sendo conduzida há longo tempo. Importante destacar que o curso de Engenharia Civil da UPF através do programa Marca reforça seu compromisso de internacionalização junto à sua comunidade”, disse.