Geral

PPGH apresenta primeira publicação do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura

18/06/2012

16:09

Por: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Reprodução

O Núcleo de Estudos de Memória e Cultura do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (Nemec/PPGH/UPF) lançou a proposta de organizar uma coleção de obras que articulasse e divulgasse os trabalhos produzidos pelos seus membros, orientandos e pesquisadores em geral. Como resultado da proposta foi criada a Coleção Memória & Cultura, que apresenta sua primeira publicação. A Coleção já tem mais quatro obras previstas para publicação ainda em 2012.

Trata-se da dissertação de Mestrado em História, orientada pelo professor Dr. Gerson Luís Trombetta, do mestrando e professor do curso de Música da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) da UPF Gleison Juliano Wojciekowski, intitulada Harmonia tonal & Positivismo: uma análise dos repertórios da Orquestra de Concertos de Erechim na década de 1950. De acordo com o mestrando, a obra traz reflexões sobre música e história. "A cultura de qualquer sociedade consiste na soma de ideias e comportamentos, constituindo-se em uma variante da herança social. A música faz parte da cultura e esteve presente na história do desenvolvimento de Erechim, como se constata nas entrevistas realizadas e nos documentos utilizados neste trabalho”, destaca Wojciekowski.

Núcleo de Estudos de Memória e Cultura
O Núcleo surgiu com o objetivo de agregar pesquisas de alunos de pós-graduação e professores-pesquisadores sobre a temática memória e cultura, a fim de criar laços e possibilidades de intercâmbio e reflexões em suas múltiplas abordagens e dimensões, com pesquisadores e instituições nacionais e estrangeiras, numa perspectiva inter e multidisciplinar. Coordenado pelos professores João Carlos Tedesco, Gerson Luís Trombetta e Gizele Zanotto, a Coleção Memória & Cultura do Nemec tem como meta a produção de, no mínimo, dois livros por ano.

O conselho editorial da coleção é formado pelos professores Arlene Anelia Renck, da Unochapecó; Cláudia Mariza Mattos Brandão, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Marta Rosa Borin, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Rodrigo Coppe Caldeira, da PUC de Minas Gerais, além dos professores coordenadores.

Os exemplares podem ser adquiridos diretamente com o autor. Informações sobre o Nemec e a Coleção Memória & Cultura podem ser obtidas pelos e-mails jctedesco@upf.br; gersont@upf.br; gizele@upf.br e ainda pelo telefone (54) 3316-8339.