Geral

O verdadeiro sabor italiano

28/05/2019

17:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Minicurso sobre a elaboração de pães especiais com fermento levain e massa madre celebra os 20 anos do Laboratório de Cereais da UPF

O segredo está na seleção dos ingredientes e na combinação que leva ao verdadeiro sabor italiano. Farinha, fermento e experiência foram componentes fundamentais para alcançar o resultado perfeito e proporcionar um sabor inconfundível aos alimentos produzidos no minicurso “Elaboração de pães especiais com fermento levain e massa madre”, realizado na tarde desta terça-feira, dia 28 de maio, no Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A atividade, desenvolvida no Laboratório de Panificação, foi ministrada pelo especialista Ferdinando Graziano, natural de Roma/Itália e que reside atualmente em Passo Fundo, onde implantou um negócio a Mani in Pasta: Massas e Molhos Gourmet, trazendo para a cidade produtos italianos característicos. Durante o minicurso, os participantes aprenderam com o Chef Nando receitas de massas para pães utilizando fermento levain e massa madre, desde a preparação, até a ida ao forno.

O minicurso integra a programação que celebra 20 anos do Laboratório de Cereais da UPF, a qual contará também com um workshop que busca debater sobre as novas tendências em grãos cereais e farinhas. O workshop ocorrerá no dia 30 de maio, no auditório do curso de Medicina Veterinária da UPF.

Novas tendências em grãos cereais e farinhas

Oportunizar um debate sobre a produção sustentável de grãos, sobre as técnicas avançadas de avaliação tecnológica de grãos, sobre o melhoramento de trigo para biscoitos e a inocuidade de grãos e farinhas, além de alimentos de cereais orgânicos, integrais, funcionais e produtos especiais é o propósito do workshop “Novas tendências em grãos cereais e farinhas”.

A ação tem como objetivo promover um debate técnico-científico na cadeia de grãos cereais, como trigo, aveia, milho, cevada e centeio, proporcionando a troca de conhecimentos. O evento é organizado pelo Laboratório de Cereais do Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) da UPF, com a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e do curso de Engenharia de Alimentos da UPF. A coordenação das atividades é do professor Luiz Carlos Gutkoski.