Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Núcleo Experimental de Jornalismo
Os acadêmicos da disciplina eletiva de Jornalismo no Agronegócio, do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF), participaram de duas atividades de campo no mês de setembro, quando puderam vivenciar na prática a cobertura jornalística em um grande evento de agricultura de precisão e conversar com pesquisadores na Embrapa Trigo durante uma visita técnica na unidade. As ações foram acompanhadas pela professora da disciplina, Me. Nadja Hartmann, e complementaram o conteúdo teórico abordado em sala de aula.
De acordo com Nadja, através de uma parceria firmada entre o curso e a comissão organizadora do Congresso APSul América, realizado em Não-Me-Toque nos dias 24 e 25 de setembro, uma equipe de seis estudantes foi responsável por toda a cobertura oficial do evento, com a produção de conteúdos para o site e redes sociais do Congresso. “Passar pela experiência de cobrir um grande evento internacional, entrevistando pesquisadores de todo o país, e ainda da Argentina, Estados Unidos e Holanda, foi uma oportunidade única para os nossos alunos, que puderam colocar em prática os conteúdos vistos na disciplina e ainda vivenciar toda a adrenalina de uma cobertura multimídia”, afirma a professora, que, ao mesmo tempo, agradece a confiança da organização do Congresso no trabalho dos acadêmicos, que, inclusive, pode ser conferido no site e nas redes sociais da APSul América. A docente destaca também a oportunidade que os estudantes de Jornalismo tiveram de entrevistar embaixadores, pesquisadores de renome internacional na área de agricultura de precisão e lideranças estaduais do agronegócio.
Outra atividade proporcionada pela disciplina foi a visita técnica realizada na Embrapa Trigo, onde o grupo foi recebido pelo supervisor do núcleo de Comunicação Organizacional, Luis Henrique Magnante. Após, os participantes conheceram um pouco mais sobre a pesquisa de melhoramento de sementes de trigo, através das explicações do pesquisador, Eduardo Caierão, e do acadêmico do curso de Agronomia da UPF e estagiário, André Dellavecchia. Para a professora, ambas as atividades visaram complementar o conteúdo dos dois créditos da disciplina e foram de grande contribuição na formação prática dos acadêmicos. “Minha experiência de jornalista envolvida na cobertura do setor me ensinou que não é possível produzir reportagens sobre o campo sem ir para o campo. O meu objetivo com as atividades práticas foi permitir que eles vivenciassem a grandeza de toda a cadeia do agronegócio, desde a pesquisa, passando pelo produtor e chegando ao consumidor”, concluiu a professora.
Notícias relacionadas