Geral

Núcleo de Pré-História e Arqueologia apoia pesquisa arqueológica na Cidade do Inter

26/01/2017

16:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Desde o início do ano, uma equipe de arqueólogos da empresa Sírius Estudos e Projetos Científicos tem realizado diversas atividades de prospecção arqueológica na área de implantação do futuro centro de treinamento esportivo do Sport Club Internacional. O empreendimento, denominado "Cidade do Inter", fará parte de um complexo de turismo, educação e lazer. O terreno está localizado no município de Guaíba/RS, na margem direita do arroio do Conde, junto à divisa com Eldorado do Sul/RS.

A pesquisa, coordenada pelo arqueólogo e doutorando em História do PPGH/UPF Fabricio J. Nazzari Vicroski, conta com o apoio institucional do Núcleo de Pré-História e Arqueologia da Universidade de Passo Fundo (NuPHA/PPGH/UPF). O apoio do NuPHA é imprescindível, uma vez que o acervo eventualmente resultante da pesquisa deve ser obrigatoriamente encaminhado a uma instituição de guarda e pesquisa, onde poderá ser utilizado em atividades como cursos, exposições e ações de educação patrimonial.

Sítios arqueológicos
A região do estuário do Guaíba e os municípios do entorno guardam dezenas de sítios arqueológicos já cadastrados e pesquisados. No período pré-colonial, a diversidade de recursos alimentares proporcionada pela fauna e flora associada a esse ambiente constituía um atrativo às populações. Os horticultores guarani adentraram no atual estado do Rio Grande do Sul há cerca de 2 mil anos. Através de rotas migratórias orientadas pelos cursos dos grandes rios, como o Jacuí, eles chegaram ao Guaíba e, a partir daí, à região litorânea. Seus antigos acampamentos, aldeias e locais de caça e pesca guardam os vestígios de sua cultura material, constituindo-se assim em importantes sítios arqueológicos. As pesquisas arqueológicas evidenciam a diversidade cultural e a complexidade das sociedades indígenas, contribuindo para a compreensão do passado e também da sociedade atual, além de promover o reconhecimento e a valorização da nossa própria identidade cultural.

A pesquisa densenvolvida na área de implantação da Cidade do Inter resultou na idenficação de fragmentos de recipientes cerâmicos relacionados com a ocupação guarani do local. Os vestígios estão associados ao Sítio Arqueológico Arroio do Conde, identificado na década de 1970 e considerado um dos mais importantes da região metropolitana de Porto Alegre.

O estudo está em andamento, no entanto, os vestígios até então identificados concentram-se na área de preservação ambiental, por isso, os esforços serão voltados para conciliar a execução das obras com a preservação e valorização do Sítio Arqueológico Arroio do Conde.

O Núcleo
O Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA) possui formação multidisciplinar, congregando arqueólogos, historiadores, antropólogos e profissionais de áreas afins. Funcionando em sistema de rede e intercâmbio, produz eventos, elabora projetos e presta assessoria. Além disso, mantém o Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (Lacuma), com espaço físico específico no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), para armazenamento e pesquisa de acervos arqueológicos, desenvolvimento de atividades educativas por meio de cursos, palestras e demais ações de Educação Patrimonial. Tanto o Núcleo quanto o laboratório são coordenados pelo professor Luiz Carlos Tau Golin e pela professora Jacqueline Ahlert, ambos docentes do Programa de Pós-Graduação em História da UPF.

Saiba mais sobre o NuPHA pelo e-mail nupha@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8434.