Pesquisa e Inovação

Municípios discutem a instalação de Incubadora Tecnológica na UPF Casca

18/08/2021

14:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Nesta terça-feira, 17 de agosto, lideranças políticas e comunitárias estiveram reunidas para debater a instalação de uma Incubadora Regional de Base Tecnológica na UPF Casca. O encontro, realizado na Universidade, contou com a participação de representantes de Vanini, Nova Araçá, União da Serra, Casca, Camargo, Marau, Montauri, Vila Maria, Santo Antônio do Palma e Serafina Corrêa. Da UPF, marcaram presença o diretor do campus, Me. Henrique Bertosso, a gestora da Rede de Inovação Conecta UPF, Dra. Teofanes Foresti Girardi, e os consultores técnicos da Rede, Daniela Siqueira Colet e Cristiano Rosa Argerich. 

Segundo Bertosso, a proposta foi bem recebida pelos municípios presentes e será iniciado o próximo passo, que é a instalação da incubadora. Ele destaca que, neste momento, será iniciado o processo de formalização dos apoios, criação das minutas de convênio e elaboração do edital que marcará o lançamento da Incubadora Regional de Base Tecnológica na UPF Casca.

Para o diretor, a criação da Incubadora é um desejo da UPF Casca e também da Rede de Inovação Conecta UPF, e vem encontrando apoio no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Casca, no governo municipal de Casca, e agora nos municípios da região. “O nosso objetivo é criar um ambiente de inovação que estimule novos empreendimentos e gere negócios, dando condições à comunidade e aos jovens para que possam empreender e criar propostas inovadoras. Agradecemos a presença de prefeitos e secretários municipais e pelo apoio recebido, reforçando nosso compromisso de Universidade comunitária e regional", ressalta.

Conforme Teofanes, a Universidade quer, por meio de ações em toda a região, potencializar espaços de inovação e empreendedorismo. "Incubar para crescer, esse é um dos objetivos da incubadora no parque tecnológico da UPF, além de potencializar o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios, aqui os empreendedores encontram espaço físico, consultorias, workshops, networking entre as empresas, auxílio na captação de recursos; suporte técnico e administrativo; e facilidade de acesso a toda infraestrutura do parque tecnológico, e também da Universidade de Passo Fundo", frisou.

O processo, que agora começa a ser implementado, contará com duas etapas. A primeira, será a pré-incubação, com foco em empreendedores e investidores que tenham ideias, projetos e o desejo de criarem seus próprios negócios e que, para isso, precisem de auxílio na tomada de decisão. A segunda etapa será propriamente a incubação, com foco em empresas jovem ou nascentes, com personalidade jurídica estabelecida, com proposta de produtos e serviços inovadores e de base tecnológica.