Pesquisa e Inovação

Da pesquisa ao empreendedorismo: UPF incentiva a criação de novos negócios a partir da ciência

02/12/2025

17:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Em 2025, a Universidade de Passo Fundo (UPF) conquistou o título de 3ª melhor do Rio Grande do Sul e 5ª melhor do Brasil na área da pesquisa, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF). O reconhecimento nesta área reforça o compromisso da Instituição em desenvolver pesquisas que são revertidas em benefícios para a comunidade e se soma a um movimento crescente dentro da Universidade: aproximar a pesquisa do mercado e ampliar as possibilidades de aplicação prática do conhecimento produzido. Um exemplo já concretizado desse processo é o da professora e pesquisadora Dra. Luciane Maria Colla que, há cerca de quatro anos, iniciou uma nova jornada como empreendedora.

A partir de estudos realizados juntamente com os pesquisadores Alan Rempel e Julia Braun, eles fundaram a startup Biofertal, que desenvolve insumos biológicos voltados à melhoria do solo e ao aumento da produtividade agrícola. Nos últimos dois anos, a empresa passou pelo processo de incubação na Apollo Incubadora de Negócios do UPF Parque Científico e Tecnológico e, recentemente, foi graduada. Agora, se prepara para entrar no mercado. 

Apoio para quem quer empreender na Universidade

A professora afirma que pesquisadores e estudantes que desejam transformar seus projetos em negócios podem contar com o apoio da UPF. No início deste ano, a docente ajudou a construir uma instrução normativa que permite que os professores possam atuar nesta outra interface. “A Instrução Normativa 01/2025 veio a partir da gestão para que possamos nos orientar em termos de como atuar dentro da estrutura laboratorial que nós temos hoje, que construímos como pesquisadores, mas que também pode servir de alavanca para que as nossas startups possam se desenvolver e crescer ainda mais nesse ambiente da nossa Instituição, fortalecendo tanto as startups como a Universidade”, destaca a professora.

Pesquisadores, estudantes e professores que desejam transformar projetos em iniciativas empreendedoras podem se inscrever na Apollo Incubadora de Negócios. As inscrições para novos negócios de base científica e tecnológica podem ser feitas até 15 de dezembro. Inscreva-se aqui.

 

INSCREVA-SE