Associação Tecnoagro encerra 2025 com bons resultados e novas parcerias
04/12/2025
15:34
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Simor
Assembleia Geral Ordinária foi realizada na noite dessa quarta-feira, 3 de dezembro, com fortalecimento de ideias, decisões e parcerias
Mantendo o propósito de impulsionar o desenvolvimento do agronegócio com base na inovação, cooperação e conhecimento, a Associação Parque Tecnológico do Agronegócio e da Agroenergia, Tecnoagro, encerra 2025 celebrando bons resultados, sinergia entre os associados e novas parcerias. Durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada na noite dessa quarta-feira, 3 de dezembro, a gestão apresentou algumas das principais ações desenvolvidas durante o ano, o demonstrativo contábil e as novas empresas associadas. O encontro debateu ainda a projeção orçamentária para 2026 e os projetos futuros, além da realização das eleições para o biênio 2026/2027.
Vertical do agronegócio do UPF Parque, o Tecnoagro conecta 45 associados, integrando pesquisa, tecnologia e mercado para impulsionar a inovação sustentável, gerando valor e competitividade para o futuro do agronegócio e agroenergia no Rio Grande do Sul. Atualmente, a Associação conta com 12 projetos técnicos, sendo nove deles em execução. Em 2025, foram realizadas 95 atividades e eventos, entre eles o Fórum Científico, visitas técnicas, dias de campo, workshops técnicos, além da participação em feiras e eventos. Entre as principais entregas do ano estão a 1ª edição do Hackathon Tecnoagro; a assinatura do convênio entre a Associação e a Prefeitura Municipal de Passo Fundo que prevê a realização de projetos de pesquisa com um fomento de mais de 200 mil reais; e a participação na Impacta Coop 2025 e na Feitech 2025.
Presente na Assembleia, a reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Tecnoagro, conectando empresas, entidades e a ciência, buscando o crescimento coletivo. “A sinergia das empresas, a conexão nos propósitos e nos projetos técnicos, a entrada de novos associados e tantas outras ações, tudo isso nos mostrando o que uma vertical bem construída agrega em toda a cadeia. Engrenamos um projeto que impulsionará o agro nas diferentes pontas”, pontuou.
Novas parcerias
Entre os destaques da Assembleia esteve a apresentação das novas empresas associadas: a Biofertal, startup de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com foco no desenvolvimento de bioinsumos de microalgas; a Nikola 369, empresa de tecnologia voltada para o desenvolvimento de soluções para o mercado de energias renováveis; e a JBS, multinacional de origem brasileira, reconhecida como uma das líderes globais da indústria de alimentos.
Para o presidente do Tecnoagro e gestor do UPF Parque Ricardo Fantinelli, a chegada de novos associados é a prova da relevância e do impacto da missão da Associação em fomentar a inovação. “O desafio de um ecossistema é transformar conexão em resultado. Com projetos em andamento como a Usina de Amônia Verde e a solução de Irrigação subterrânea, a chegada de empresas como a JBS é a validação máxima desse modelo: uma líder global, trazendo sua segunda maior unidade de aves para dentro da associação, em busca de soluções complexas, como por exemplo em eficiência, resíduos e energia”, disse, completando que essa parceria eleva a régua técnica do Tecnoagro e garante que, em 2026, a transferência de tecnologia ganhe tração industrial, entregando competitividade global a cada um dos associados.
Conforme Ricardo, unindo as empresas com seus desafios, a Universidade com a pesquisa e o governo com o fomento e a legalização será possível construir projetos de alto impacto. “Queremos construir projetos que não cheguem apenas nas nossas empresas, nos nossos negócios, mas que de fato cheguem na sociedade e melhorem a qualidade de vida de toda a nossa região e do nosso país”, concluiu.
Oportunidades para 2026
Para o início de 2026, a Associação planeja dar continuidade ao diagnóstico de oportunidades, a partir do mapeamento de potenciais pesquisas na Universidade de Passo Fundo, mapeamento e sistematização de desafios e oportunidades dos associados, mapeamento de potenciais startups no ecossistema local e criação de mapa de correlação. Ainda para o próximo ano, estão previstas a continuidade de ações importantes como o Conexão Tecnoagro 2026, que deve ser lançado ainda nos primeiros meses do ano para que as empresas apresentem seus desafios. Na prospecção estratégia, o Tecnoagro tem prevista a busca de associados nas cadeias produtivas não presentes na Associação ou que podem ser fortalecidas por ela, como sementes, leite, agroindústrias e fertilizantes e defensivos agrícolas.
Também para o próximo ano, a Associação prevê novas ações como o Encontro de Negócios Tecnoagro, evento em formato de rodada de negócios; o Agrotalks Tecnoagro, evento em formato de apresentação de cases e compartilhamento de boas práticas dentro das áreas temáticas do Tecnoagro; e o Troféu Tecnoagro 2026, que prevê a criação de premiação anual, com o objetivo de premiar os projetos em categorias e fazer este reconhecimento ser altamente divulgado e valorizado. Outra ação importante prevista para o próximo ano é o lançamento da nova marca e do novo espaço, localizado no UPF Parque que está em reformas e deve ser concluída na metade do ano.
Novo Conselho Curador
A Assembleia também foi marcada pela eleição do novo Conselho Curador, para o biênio 2026/2027. O Conselho ficou composto por:
- Presidente do Conselho: Pedro Gilberto Bertagnolli
- Vice-Presidente: Evandro Martins
- Conselho Fiscal:
Alexandre Palagio – Sicredi
Paulo Montagner – PRM
Rodinei Candeia – HCO
Notícias relacionadas
