PPGL promove 3ª edição de seminário para debate das pesquisas em andamento
02/12/2025
15:08
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) tiveram a oportunidade de debater suas pesquisas com egressos dos cursos. A discussão foi realizada durante o 3º Seminário de Pesquisas em Andamento, que ocorreu no dia 27 de novembro.
A programação já se tornou tradicional e tem como objetivo incentivar a interação das pesquisas realizadas e a qualificação dos trabalhos em andamento. De acordo com a coordenadora do PPGL, professora Fabiane Verardi, momentos como este são essenciais para que os estudantes possam qualificar seus projetos, dialogar com diferentes perspectivas e fortalecer a comunidade acadêmica do PPGL. “O encontro com egressos amplia as possibilidades de reflexão e inspira novas trajetórias de pesquisa”, destaca.
Os debates foram organizados em diferentes salas, divididos por linhas de pesquisa. Rafael Timmermann, egresso dos cursos de Mestrado e Doutorado em Letras pela UPF, participou como arguidor de três pesquisas, duas em nível de mestrado e uma de doutorado. Na avaliação do professor, que atualmente leciona na Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal do Pará, o evento proporciona conexão e diálogo entre pesquisadores. "É sempre muito interessante conhecer as pesquisas de outros colegas, aprender com elas e até, de certa forma, contribuir para as reflexões”, avalia.
O mestrando Carlos Sander Metzdorf está no segundo ano do curso de Mestrado e estuda o leitor contemporâneo a partir da recepção do romance Esaú e Jacó, de Machado de Assis. Em meio à apreensão pela atividade de debate de sua pesquisa, ele considera que o aprofundamento necessário à produção do conteúdo para ser remetido à leitura qualificou seu trabalho, assim como as contribuições do pesquisador convidado. “A apresentação foi a mais importante e marcante das etapas, pois, a partir dela, percebemos alguns pontos que podemos melhorar, além de percebermos o que dominamos em relação à pesquisa, e o que precisamos estudar de forma mais específica. Os comentários do arguidor também contribuíram muito para a melhora da pesquisa como um todo”, comenta o estudante.
Alunos dos cursos de mestrado e doutorado do PPGL também participaram como ouvintes do Seminário, assim como professores dos cursos, os quais atuaram como coordenadores de debates.
Notícias relacionadas
