Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
O auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) foi palco da mesa de abertura que marcou o início das aulas presenciais para mestrandos e doutorandos do PPGEdu e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). O encontro, realizado no dia 21 de julho, contou com a presença do diretor do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), professor Luiz Marcelo Darroz, da coordenadora do PPGEdu, professora Cleci Werner da Rosa, e do vice-coordenador, professor Claudio Almir Dalbosco, que foi o mediador, na ocasião. A mesa teve a participação dos professores colombianos Oscar Pulido Cortés e Rafael Bonilla, da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC), reforçando os laços internacionais da instituição.
Durante sua fala, o professor Luiz Marcelo destacou a importância do IHCEC dentro da estrutura acadêmica da Universidade. Segundo ele, o Instituto abriga as licenciaturas, que correspondem a aproximadamente 50% dos mestrados e doutorados da UPF, além de contar com quatro programas de pós-graduação, sendo um deles de caráter profissional. A fala reforçou o papel central da formação de professores e da pesquisa educacional no fortalecimento da missão institucional da Universidade.
Os professores colombianos ressaltaram a satisfação com o convênio firmado entre as instituições e destacaram as oportunidades geradas para a mobilidade acadêmica de discentes e docentes. O professor Oscar Pulido enfatizou a relevância da conexão entre a UPTC e o Brasil, em especial com a UPF, destacando os ganhos proporcionados pelas trocas científicas, intercâmbios, apresentações de pesquisas e pelo fortalecimento do impacto investigativo conjunto. Já o professor Rafael Bonilla valorizou a importância desses encontros, que reúnem grandes pesquisadores, mas, acima de tudo, grandes seres humanos. Ele reforçou a necessidade de continuidade nos processos acadêmicos e formativos, encerrando sua fala com a seguinte mensagem inspiradora: “Sigue trabajando, sigue soñando”.
A coordenadora do PPGEdu, professora Cleci Werner, retomou em sua fala uma expressão utilizada anteriormente pelos professores colombianos para ressaltar a importância da parceria internacional: “Que bom ter um convênio vivo”. Conforme ela, a cooperação entre as instituições tem possibilitado uma mobilidade acadêmica efetiva, além de promover intensas trocas intelectuais e culturais. A professora também destacou a diversidade do grupo presente, composto por estudantes de diferentes regiões do Brasil, e propôs um momento de integração ao convidá-los a se levantarem conforme suas respectivas regiões de origem.
Na sequência, o vice-coordenador do Programa, professor Claudio Dalbosco, enfatizou a importância ao afirmar que “ter os alunos presentes é a alma da universidade”. Ele encerrou sua participação convidando os discentes para um seminário que será realizado entre os meses de agosto e setembro, promovido em parceria com a UPTC, a Universidad Pedagógica Nacional (UPN) e a Unisinos. Finalizou sua fala destacando a importância da leitura da formação humana como um exercício de cuidado de si.
A abertura também contou com a presença de outros professores da UPF e da UPTC, que irão conduzir as disciplinas, além de um grupo de doutorandos colombianos que participa das atividades como parte do intercâmbio acadêmico entre as instituições.
Notícias relacionadas