Esportes

Luana Machado vence ultramaratona em Minas Gerais

08/07/2019

09:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Luana Machado disputou a Ultramaratona de Mountain Bike, em Delfinópolis (MG), na serra da Canastra. A competição, que aconteceu de 5 a 7 de julho e reuniu centenas de atletas de todo o Brasil, foi dividida em três etapas, totalizando 158 km. Luana participou pela categoria dupla mista com seu esposo, Gabriel Salgado, e sagrou-se campeã.

Na sexta-feira (5), foi realizado o prólogo num trajeto de 15 km em trilhas e estradas de terra. O percurso era rápido e com poucas subidas, no qual todos se esforçaram ao máximo para fazer o menor tempo e garantir a liderança na classificação geral. Mesmo com todo o esforço, Luana e Gabriel chegaram em 2º lugar, há apenas 30 segundos da dupla vencedora. No sábado (6), ocorreu a etapa rainha, com um trajeto de 88 km, com passagens por montanhas. O desafio se tornou mais difícil em razão de uma chuva que caiu durante a noite, o que fez com que o trajeto ficasse mais pesado, exigindo que todos os competidores precisassem empurrar a bicicleta em trechos de trilhas no meio da mata, pedalassem forte nas inúmeras subidas e tivessem velocidade e cautela nas descidas. No final da etapa, Luana e o marido cruzaram a linha de chegada três minutos na frente da dupla que havia vencido no dia anterior e assim eles assumiram a liderança na classificação geral.

No domingo (7), houve a última etapa com uma distância de 55 km. As duplas andaram juntas o tempo todo, mesmo após várias tentativas de fuga que foram neutralizadas. A decisão da prova aconteceu num sprint final, no qual novamente Luana e Gabriel chegaram na frente, sagrando-se vencedores desta que é uma das principais ultramaratonas de mountain bike do país.