Geral

Julho Sem Plástico: conscientizar para reduzir

13/07/2021

15:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Movimento promove a conscientização sobre a importância da redução do lixo plástico

Substituição de materiais contribuem para diminuição do lixo plástico

Você já parou para pensar na quantidade de lixo plástico que produz? Em um mundo, onde tudo muda a todo o momento, e o consumo se amplia a cada dia, por que não utilizar formas mais sustentáveis e que não prejudiquem ainda mais a natureza? O movimento “Julho Sem Plástico” se tornou mundial e tem como objetivo conscientizar a população sobre a promoção do consumo consciente, e da necessidade de substituição do uso do plástico por outros materiais biodegradáveis, menos nocivos ao meio ambiente. 

De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF), professora Dra. Luciana Brandli, que atua em pesquisas relacionadas à sustentabilidade, Agenda 2030 e desenvolvimento sustentável, atuante também no Movimento Green Office, o aumento do consumo do plástico vem chamando a atenção de líderes governamentais de todo o mundo. “Projeções para 2050 indicam que o consumo de plástico irá quadruplicar. O plástico é encontrado em diversos produtos usados diariamente. Por ser um material extremamente resistente, demora milhares de anos para se decompor, e pode causar severos danos ao meio ambiente e aos seres vivos, se seu descarte for irregular, colaborando para o aumento da poluição e extinção de espécies”, comenta.

Segundo levantamento da mestranda Giovana Reginatto, que também integra o Green Office, no mundo, aproximadamente 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, e 11 milhões de toneladas são colocadas diretamente no oceano. O Brasil está entre os quatro países com maior geração de resíduos plásticos, produzindo cerca de 11,3 milhões de toneladas, e somente 1,28% é reciclada, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. “Por isso, mudar os hábitos e comportamentos, buscando um consumo consciente e sustentável, é muito importante para a redução do consumo de plástico”, comenta Luciana. 

Faça sua parte
Pequenas ações quando realizadas em escala global, fazem a diferença.  Na UPF, algumas ações já são promovidas, como a não utilização de canudos e copos plásticos, e o incentivo ao uso de copos e canecas reutilizáveis.

De acordo com a professora Luciana, para reduzir o consumo de plástico em casa ou no trabalho, algumas atitudes podem fazer a diferença, como utilizar jornal para forrar a lixeira, em vez de sacola/saco plástico; ao fazer compras, optar pela sacola reutilizável; na hora de comprar sabonetes, shampoos e/ou condicionadores, optar pelas opções em barra; escolher as opções de frutas e verduras soltas, sem utilizar o plástico;

Green Office 
O Green Office UPF é uma estrutura responsável pela gestão da sustentabilidade na UPF e já aderiu ao desafio do movimento Plastic Free July, o qual tem o propósito de estimular as pessoas a não utilizarem plástico durante todo o mês de julho. Para saber mais sobre o Julho Sem Plástico acesse https://www.plasticfreejuly.org/take-the-challenge/