Jornada

Jornada Nacional de Literatura representada no Prêmio Jabuti

25/11/2016

15:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional e consagrado prêmio do livro no Brasil. Além de valorizar escritores, o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro e em 2016 contempla 27 categorias. A Jornada Nacional de Literatura também esteve presente no evento por meio dos membros da coordenação professora Dra. Fabiane Verardi Burlamaque e professor Dr. Miguel Rettenmaier. A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira (24/11) em São Paulo.

O romance "A Resistência" (Companhia das Letras), do escritor paulistano Julián Fuks, foi eleito o livro de ficção do ano pelo Prêmio. Já na não ficção, foram eleitos dois livros do ano, por conta de um empate. Os eleitos foram "Mário de Andrade: Eu Sou Trezentos" (Edições de Janeiro), biografia do modernista do pesquisador e crítico literário Eduardo Jardim, e o "Dicionário da História Social do Samba" (Record), do historiador Luiz Antonio Simas e do pesquisador (e compositor) Nei Lopes.

A categoria de voto popular, realizada este ano com a Amazon, premiou: "Ainda Estou Aqui", de Marcelo Rubens Paiva (Alfaguara), na categoria Romance; "Amora", de Natalia Borges Polesso (Não Editora) em Contos & Crônicas; e "Vertigens", de Wilson Alves Bezerra (Iluminuras) em Poesia. 

A lista completa pode ser conferida no site www.premiojabuti.com.br/premiados-2016.

INSCREVA-SE