Jornada

Bourbon Shopping Passo Fundo recebe ações Jornada 40 anos

04/11/2021

13:37

Por: Assessoria de Imprensa

Muitas atividades especiais estão sendo realizadas para comemorar os 40 anos das Jornadas Literárias de Passo Fundo. Uma delas é em parceria com o Bourbon Shopping Passo Fundo, que montou um espaço para homenagear estas quatro décadas de história. Nos dias 3, 4 e 5 de novembro, no turno da tarde, um vídeo comemorativo das Jornadas está sendo exibido no Bourbon.

Além da projeção do vídeo, o local oferece um espaço de leitura para o público. “A Jornada é uma atividade de forte orientação comunitária. Une a formação subjetiva do leitor à formação social de grupos críticos e sensíveis esteticamente. Assim, os livros e as leituras devem transitar em múltiplos espaços, em diversos espaços de convivência”, destaca um dos coordenadores das Jornadas Literárias, professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dr. Miguel Rettenmaier.

A também coordenadora das Jornadas Literárias, professora Dra. Fabiane Verardi, enfatizou a importância das Jornadas Literárias. “A Jornada e a Jornadinha se constituem em cenários de narrativas inesquecíveis, de testemunhos e memórias que mudaram vidas de sujeitos, colocando a arte no seu destino e redesenhando vidas pelas linhas da leitura literária”, afirma Fabiane.

Uma ação que marca este momento importante paras as Jornadas Literárias e também a parceria com o Bourbon Shopping, que é apoiador desta movimentação cultural e literária há muitos anos. 

As Jornadas
Idealizadas em 1981, as Jornadas Literárias de Passo Fundo são uma movimentação cultural inédita de formação de leitores, realizadas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo. Um evento que abrange escritores nacionais e internacionais, reunindo multidões. Antes de encontrar presencialmente os autores, os leitores se preparam, fazendo a leitura prévia das obras dos convidados. Uma dinâmica que deu muito certo e que culmina com a Jornada e Jornadinha Nacional de Literatura, que se tornaram um marco na vida e na memória leitora da cidade, da região do Estado e do País.