Universidade

Inovação: Parceria entre UPF e municípios lança Incubadora Tecnológica em Casca

28/10/2021

13:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor e Leonardo Andreoli

Incubadora Tecnológica Regional terá foco em novos negócios, oferecendo ingresso para incubação e pré-incubação. Edital de seleção está aberto

Incubadora é fruto da união de esforços da UPF Casca,
UPF Parque e prefeituras da região

A UPF Casca e mais de uma dezena de municípios uniram esforços para alavancar a inovação e o empreendedorismo na região. A Incubadora Tecnológica Regional, projeto elaborado dentro do UPF Parque como parte do Programa Start UPF, terá foco em novos negócios, oferecendo ingresso tanto para incubação, como para pré-incubação, a fim de potencializar novos modelos e ser o berço para novos produtos e serviços inovadores. O edital de seleção de empresas está disponível no site www.upf.br/casca. A iniciativa foi apresentada oficialmente à comunidade na tarde de quarta-feira, 27/10, na UPF Casca.

A Incubadora Tecnológica Regional de Casca terá entre seus objetivos o de potencializar novos modelos de empreendimento e ser o berço para novos produtos e serviços inovadores. Ela é fruto da união de esforços da UPF Casca, UPF Parque e prefeituras de Casca, Vanini, Nova Araçá, União da Serra, Camargo, Marau, Montauri, Vila Maria, Santo Antônio do Palma, Serafina Corrêa, Gentil e Nova Alvorada. 

A coordenadora do UPF Parque, Teofanes Foresti Girardi, explica que, no modelo proposto, cada município poderá olhar para suas potencialidades e promover, por meio da interação entre poder público e iniciativas privadas, a concretização de ideias que podem ser transformadas em serviços ou produtos. “Quando se fala em inovação é preciso lembrar que ela é feita por pessoas e para pessoas, e isso requer criatividade e coragem. A Incubadora cumpre esse papel no desenvolvimento de novos negócios, potencializa oportunidades de inovação e contribui de forma significativa para o desenvolvimento e transformação econômica e social de todos os municípios envolvidos nesse projeto”, explica. Por meio de mentorias e consultorias, a iniciativa visa auxiliar e dar apoio necessário ao desenvolvimento de ideias ou empreendimentos nascentes, a fim de que cresçam, se desenvolvam e se fortaleçam.

Uma demanda da região

Demanda foi apresentada pelos municípios da região ao UPF Parque

De acordo com o diretor da UPF Casca, Henrique Bertosso, tanto Pré-incubação quanto Incubação serão na modalidade externa, ou seja, as empresas permanecerão estabelecidas em seus endereços atuais e, na UPF Casca, terão atividades, encontros e formações para mentorias e consultorias, além de espaços para reuniões, apresentações e cursos. “O campus Casca acompanhou o crescimento da região e muitos dos 3,5 mil egressos são protagonistas da sociedade. Hoje andamos mais um passo com o lançamento da Incubadora vinculada ao UPF Parque e ainda não conseguimos imaginar o alcance das inovações que serão geradas a partir dela”, prospectou.

Presente no lançamento, o prefeito de Casca, Ari Caovilla, destaca que o lançamento da Incubadora Tecnológica atende a uma demanda da região. “Os empresários da região investem muito e buscam a inovação sempre, porém a academia tem o conhecimento e a expertise”, destacou lembrando que o envolvimento desses agentes precisa andar lado a lado para que possa ser efetivado. “Meus parabéns para Universidade por ter compreendido essa necessidade e ter se colocado à disposição dos municípios da nossa região. A UPF, acreditando no potencial da nossa região, ainda tem muito a oferecer para os nossos municípios”, complementou.

O secretário da Fazenda de Serafina Corrêa Dimorvan Cantelli reforça que as dificuldades enfrentadas por quem quer empreender muitas vezes é reflexo da falta de uma assessoria para gestão e escolha dos melhores métodos, algo que o poder público nem sempre consegue viabilizar sozinho. “Hoje vamos encontrar isso aqui. Temos de estar preocupados em, além de gerar empregos, gerar negócios para o município crescer em todos os sentidos e chegou o momento de termos algo mais técnico e profissional”, avalia.

Universidade comprometida com o desenvolvimento regional
A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, enfatiza que a parceria entre as instituições e as pessoas faz com que projetos e propósitos continuem, se reinventem e façam as cidades e comunidades crescerem. “O braço da inovação é extremamente importante, mas temos dito que não se faz inovação sem esses encontros, sem essa coletividade e sem a produção do conhecimento. A pesquisa gera conhecimento importante que precisa também gerar produtos e resolver problemas que estão no nosso dia-a-dia”, pontuou. Ela complementou ainda que a partir da Incubadora pretende-se disponibilizar um espaço de coworking entre o poder público, empresas e comunidade, pensando nos problemas e buscando soluções. “É isso que faremos com maior intensidade aqui na região de Casca”, reforçou.

Para o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogério da Silva, a tarde de quarta-feira pode ser considerada histórica. “Estamos trazendo a inovação para cá, nesta proposta que foi muito bem aceita por Casca e pela região. A Universidade está em constante contato para saber quais são as necessidades da comunidade a fim de poder apresentar propostas de solução”, pontuou.

Edital de seleção
O UPF Parque conduzirá as atividades e as empresas estarão vinculadas às redes gaúcha e brasileira de inovação. O edital de incubação e pré-incubação pode ser acessado aqui.

Também estiveram presentes no evento de lançamento o vice-reitor de Graduação da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda; o vice-reitor Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé; o presidente da Fundação UPF, Luiz Fernando Kramer Pereira Neto; autoridades políticas, representantes de entidades e da comunidade regional de Casca.