Instalada no município de Casca desde 1992, a UPF tem como missão participar do desenvolvimento regional, por meio do ensino de qualidade, dos projetos de pesquisa ou de extensão, da formação efetiva e qualificada de profissionais aptos a atuar na diferentes áreas de atuação na cidade e região. 

Com a preocupação de formar profissionais adequados às necessidades do mercado de trabalho, éticos e humanistas, o Campus da UPF Casca oferta atualmente cinco cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, e, em nível de especialização, e, também, o Centro de Ensino Médio Integrado UPF, com o curso Técnico de Enfermagem.

A infraestrutura compreende atualmente o Prédio São Carlos, com sete salas de aula e 1.150m², e um segundo prédio, com 3.196m² e 19 salas de aula. Laboratórios de informática auxiliam os estudantes no desenvolvimento de atividades práticas. O prédio principal, de propriedade da UPF, foi inaugurado em 2002, sendo construído dentro dos padrões exigidos pelo MEC, contando com elevador e rampa de acessibilidade. Já o Prédio São Carlos, também de propriedade da UPF, foi adquirido em 2004.

Diretor: Henrique Bertosso