Geral

Inovação e desenvolvimento sustentável serão marcas da Expodireto 2023

06/02/2023

13:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carol Simor

Expodireto Cotrijal foi lançada nesta segunda-feira, 6. Casa UPF na Feira mostrará todo o potencial da Instituição

Reconhecida como uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expodireto Cotrijal ocorre de 6 a 10 de março em Não-Me-Toque. Lançada oficialmente nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, a feira traz a perspectiva de atrair milhares de visitantes e superar os valores em negócios da última edição. A Universidade de Passo Fundo (UPF) estará presente em mais uma edição da feira e esteve representada na solenidade de lançamento. A Instituição apresenta, para 2023, a Casa UPF na Expodireto, um espaço repleto de conhecimento, tecnologia, inovação e serviços, disponível para todos os públicos.

Em sua fala, o presidente da Feira, Nei Manica, destacou a importância da Feira para o Estado. Ponderou que a expectativa é que seja uma das maiores edições, levando o nome do agro para o mundo.  “Temos a vida focada na inovação e tecnologia. Queremos que neste ano, além de superar os números, possamos também compartilhar conhecimentos, experiências e possibilidades para o crescimento do agro. Ampliamos a área para atender mais empresas, e ainda temos uma fila de espera. Essa é a feira do agro do Rio Grande. Organizada pelo homem do campo, que caminha em busca de inovação, tecnologia e uma boa convivência com o meio ambiente”, ressaltou. 

Na presença do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o presidente destacou que a 23 edição, contará com encontros de mulheres, jovens, feiras, debates e fóruns. Espaços que, segundo ele, permitirão colocar em pauta temas importantes como a sustentabilidade, a tecnologia e o desenvolvimento.

Representando a Universidade no evento, o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Dr. Luiz Fernando Pereira Neto, lembrou que a UPF está na essência da Expodireto. Para ele, a participação da Instituição na Feira, reflete anos de parceiras, desenvolvimento de tecnologias para o campo e a inserção na comunidade. “A UPF está presente na Feira desde o seu nascimento e isso demonstra também o nosso compromisso com o desenvolvimento e a partilha do conhecimento. Vivemos um momento importante economicamente e esperamos que esta edição seja de ainda mais sucesso. Estaremos lá para mostrar tudo que produzimos e para acompanhar mais um ano desta importante feira”, pontuou. 

O Governador frisou que o valor da sustentabilidade será cada vez mais cobrado dentro do agro, exigindo melhores formas, técnicas e estratégias. Neste sentido, ele destacou que o Estado fará os esforços necessários para não apenas apoiar os agricultores, mas para trabalhar junto abrindo portas e oferecendo ferramentas. “Temos um compromisso que se assemelha ao objetivo da Expodireto que é o de mostrar nossas fortalezas em todas as áreas para o mundo. Precisamos abrir mercados, alçar voos maiores e a Feira vem, justamente atuar como essa importante ferramenta para o nosso agro”, observou Eduardo Leite.

Casa UPF
A participação da UPF na Expodireto ocorre desde as primeiras edições. A Universidade mantém uma relação próxima com a Cotrijal, uma vez que muitos egressos do curso de Agronomia da UPF participaram da construção do que seria a feira mais tarde. Neste sentido, a cada ano, a Universidade procura levar ao Parque de Exposições atrações que dão visibilidade para o que é feito no ensino, pesquisa, extensão e inovação. 

Ao longo da semana, dezenas de oficinas serão oferecidas para todos os públicos, incluindo temáticas como saúde do agricultor, meio ambiente, novas tecnologias para o campo, legislação, bem como espaços de debates sobre os desafios do agro para 2023. Além disso, a experiência da Casa UPF contará com a interação entre professores e acadêmicos que estarão apresentando as novidades de suas áreas de atuação, informações e orientações sobre os cursos e mostrando a prática de cada profissão. 

Para a reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, a participação da Universidade na Expodireto é mais do que uma tradição, é um compromisso. Ela destaca que, ao longo dos anos, a Instituição foi se fortalecendo e fazendo parte da história do agronegócio, bem como da agricultura familiar, se inserido não apenas como formadora dos profissionais, mas como uma ferramenta para o desenvolvimento do setor. “Mais uma vez estaremos na Expodireto, com a expectativa de compartilharmos grandes momentos. Fazemos parte desta história, assim como a feira está também em nossas raízes. Por isso, é com muito orgulho que apresentaremos nossos conhecimentos, nossas ações e experiências em mais uma edição”, frisou.

UPF na Expodireto em 2022
Em 300 metros quadrados de área no estande, foram cerca de 15 mil visitantes; 21 convênios fechados - contemplando mais de 9 mil funcionários de empresas e seus dependentes em primeiro grau. Foram mais de 30 agendas realizadas no estande; 40 oficinas realizadas, envolvendo mais de 500 pessoas e 19 cursos (Agronomia, Medicina Veterinária, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Enfermagem, engenharias Mecânica, Civil, Elétrica, de Produção, de Alimentos), Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Contábeis e Ciência da Computação e Engenharia da Computação) e ainda a equipe do Muzar e UPF Parque e UPF Soluções.