Pesquisa e Inovação

Ingerir álcool sem ficar bêbado?

03/05/2022

16:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo e Camila Guedes

Ambev e UPF testam produto e confirmam que barra de cereal desenvolvida pela multinacional é capaz de reduzir a absorção do álcool pelo organismo

Beber um drink alcoólico, ou vários, sem sofrer os efeitos do álcool ainda é um sonho distante de ser realizado. Mas um teste feito na Universidade de Passo Fundo (UPF) comprovou que uma barra de cereal desenvolvida pela multinacional Ambev é capaz de reduzir em até 20% a absorção do álcool no organismo. A Ambev distribuiu a On By Beats durante o Carnaval, mas o lançamento do produto no mercado acontecerá em breve.

Produzida no Canadá, a barrinha foi enviada para o Brasil para que pesquisadores da UPF realizassem os testes

A barrinha foi produzida no Canadá e enviada para o Brasil para que pesquisadores da UPF realizassem ensaios por meio do Laboratório Interdisciplinar de Produção e Análise Biológica de Compostos (Laprobic). A coordenadora do estudo, professora Dra. Charise Dallazem Bertol, que é vinculada ao curso de Farmácia e ao Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH), explica que desde o final do ano passado foram realizados ensaios clínicos que contaram com a participação de 20 voluntários saudáveis, sendo 10 homens e 10 mulheres, com idades entre 20 e 56 anos. Acadêmicos do curso de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e do PPGEH também participaram da pesquisa, auxiliando na obtenção dos resultados. 

Como o produto foi testado

Além da absorção do álcool, os testes também indicaram
a relação entre o consumo da barrinha e a saciedade

Os participantes foram submetidos a quatro intervenções, que ocorreram de forma randomizada. Os testes foram realizados com a ingestão de álcool em jejum, outro com o consumo de uma refeição de 800 calorias seguido de bebida alcoólica, uma terceira intervenção foi feita com uma refeição controle de 200 calorias mais a ingestão de álcool e a última, com o consumo da barra de cereal mais o álcool.

“Os testes constataram que a barrinha foi tão eficiente quanto a refeição controle. Entretanto, ela foi muito mais nutritiva porque ela tem maior quantidade de fibras e proteínas e menos calorias. Além disso, ela reduziu, em relação ao grupo jejum, cerca de 30% da absorção do álcool, mostrando-se prática para um lanche rápido”, afirma a professora.

Além da absorção do álcool, os testes também indicaram a relação entre o consumo da barrinha e a saciedade. Os resultados mostraram que, após consumir o produto, os participantes sentiram menos desejo de ingerir alimentos. 

Com isso, utilizando uma tecnologia de ponta, o produto também faz um alerta aos consumidores sobre a importância de se alimentar antes de beber. Os pesquisadores ressaltam que, mesmo com essa tecnologia, as pessoas devem ingerir álcool de forma moderada.

Adaptação dos ingredientes exigiu novos testes

Professora Dra. Charise Dallazem Bertol, coordenadora do estudo

De acordo com a professora Charise, outra barrinha, muito semelhante a essa já havia sido testada e aprovada no Canadá, entretanto, para entrar no Brasil, precisou passar por uma adaptação nos ingredientes, já que alguns não eram aprovados pela Anvisa. “Houveram essas modificações e por isso foi necessário fazer o ensaio no Brasil, para ver se teria uma eficácia semelhante ao que foi apresentado no Canadá”, salientou a professora, ao pontuar que as avaliações foram bem-sucedidas.

Outros resultados obtidos

Conforme o estudo, em relação ao grupo jejum, as curvas de alcoolemia mostraram que a barrinha reduziu a absorção de álcool de forma mais pronunciada no gênero feminino. Ainda, a barrinha mostrou reduzir a absorção do etanol em mais de 30% em relação ao jejum, obtendo menor extensão de absorção.

Sucesso no Carnaval

Em edição limitada, a barrinha On By Beats foi distribuída gratuitamente durante o Carnaval no Rio de Janeiro e São Paulo, no último mês, mas ainda não há previsão de comercialização. As negociações foram intermediadoas pela UPF Soluções e pelo Parque Científico e Tecnológico da UPF (UPF Parque).