Geral

Impactos do uso de agrotóxicos são debatidos na UPF

30/11/2018

18:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Evento integra audiência promovida pelo Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA)

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) promoveu, nesta sexta-feira, dia 30 de novembro, uma audiência pública sobre os “Impactos do uso de agrotóxicos na saúde, meio ambiente e consumidor”. O evento ocorreu no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus I. A UPF é apoiadora do FGCIA. 

O objetivo da audiência pública é de informar, coletar informações, receber denúncias e propor encaminhamentos a respeito do impacto do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidores nos municípios da região. Participaram da solenidade de abertura, a professora da UPF, Dra. Claudia Petry, o promotor de Justiça, Paulo Cirne, o coordenador do FGCIA, Rodrigo Valdez de Oliveira, o deputado estadual Edegar Pretto, e a procuradora de Trabalho, Flávia Borneo Funck. “Esse é um espaço de debate para ouvir produtores, agricultores, a academia e demais envolvidos com o tema. Queremos ouvir os problemas, propor soluções e encaminhamentos”, destacou o coordenador do Fórum.

A professora Cláudia, que representa a UPF no FGCIA, destacou a importância de realizar esses debates na Universidade, que tem como missão levantar questões para que os alunos sejam agentes transformadores da realidade. Sobre o tema, ela destacou que há diversos estudos que apontam que os agrotóxicos têm prejudicado a saúde da população e que muitas questões merecem ser esclarecidas, sobretudo a necessidade da notificação por intoxicação por agrotóxicos. 

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor do Departamento de Química da UFSM, Dr. Renato Zanella, que abordou o tema “A importância do controle de agrotóxicos nos alimentos e no meio ambiente”, destacando que é importante analisar para saber os aspectos toxicológicos e econômicos para aprimoramento da legislação, visando a segurança dos alimentos.

Sobre o Fórum 
O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos constitui-se em um espaço permanente, plural, aberto e diversificado de debate de questões relacionadas aos impactos negativos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente, possibilitando a troca livre de experiências e a articulação em rede da sociedade civil, instituições e Ministério Público.

INSCREVA-SE