Hackathon Tecnoagro conecta ideias a soluções na área do agronegócio
03/10/2025
15:03
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Caroline Lima e Laura Bruch
Com sete grupos participantes, atividade aproximou Universidade, pesquisa e mercado, mostrando como a inovação pode transformar desafios em oportunidades
Após um dia todo de colaboração e imersão, o Hackathon Tecnoagro encerrou suas atividades com a apresentação de sete propostas desenvolvidas por equipes multidisciplinares. O evento ocorreu nessa quinta-feira, 2 de outubro, e reuniu estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos e profissionais do mercado, que tiveram o desafio de pensar soluções para problemas reais do agronegócio em áreas como bioinsumos, conectividade, logística e culturas de inverno.
Para a head de Novos Negócios do UPF Parque Científico e Tecnológico e gestora da Incubadora de Negócios Apollo, Marcia Horn, o Hackathon Tecnoagro evidenciou a potência da base científica que se produz na Universidade e o grau de aplicação real no mercado, por meio de novos negócios com características de Deep Techs. “Os participantes uniram seus olhares e expertises para enfrentar os desafios do setor. Contamos com mentores altamente qualificados durante toda a atividade, que transferiram conhecimento e contribuíram para o desenvolvimento das ideias. No final, uma banca avaliadora enxergou possibilidades concretas de levar essas soluções ao mercado, reforçando a importância do trabalho conjunto do ecossistema de inovação”, pontuou.
O coordenador do curso de Agronomia da UPF e diretor técnico e financeiro do Tecnoagro, professor Dr. Mateus Bortoluzzi, destaca que a atividade reforçou o papel da Universidade como elo entre a academia e o mercado, gerando impacto direto no agronegócio e abrindo espaço para novas conexões, produtos e serviços. “Nosso objetivo era justamente criar um elo entre academia, empresas e produtores rurais para pensar soluções para desafios do agronegócio. O evento superou nossas expectativas, proporcionando desenvolvimento pessoal e profissional aos participantes e garantindo continuidade às melhores ideias com o apoio do programa Apollo do UPF Parque”, destacou.
Durante oito horas de trabalho, os grupos contaram com o apoio de mentores de diversas áreas, formados por representantes de empresas parceiras e professores da UPF. O coordenador de Inovação da Coprel, Jackson Samuar Gabe, participou como mentor e destacou que essa troca de experiências foi fundamental para amadurecer as ideias, que uniram embasamento técnico-científico, viabilidade de mercado e visão de futuro. “Para mim, foi uma oportunidade de trocar conhecimentos, conectar ideias e contribuir para a construção de soluções que realmente geram valor”, comentou.
Projeto campeão propõe a produção de bioinsumos
As propostas foram avaliadas por uma banca formada por especialistas do setor, que destacou a qualidade e o potencial de aplicação prática dos projetos. As três equipes mais bem colocadas ganharam a oportunidade de dar sequência ao desenvolvimento de suas ideias por meio da Incubadora de Negócios Apollo, do UPF Parque.

O projeto vencedor, chamado SafeClean, busca transformar resíduos que sobram de agroindústrias em um produto natural capaz de combater bactérias que causam problemas em alimentos. “A proposta surgiu da minha pesquisa de mestrado. Nossa ideia é utilizar subprodutos para produzir um antimicrobiano com ação em bactérias patogênicas em indústrias de alimentos. Pensamos em desenvolver esse produto para reduzir o uso de químicos nas indústrias e deixar menos resíduos nos alimentos, garantindo mais segurança para quem consome e, ao mesmo tempo, menos impacto ambiental”, afirma a mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UPF, Carine Alves, uma das participantes do grupo.
A egressa do curso de Agronomia da UPF, Milena Strapasson, também fez parte do grupo campeão. “Foi um dia muito especial, porque eu não esperava viver tudo o que vivemos aqui. Saí totalmente da minha zona de conforto e aprendi muito com pessoas de diferentes áreas. Chegamos sem uma ideia pronta, mas cada integrante trouxe sua experiência e conseguimos construir juntos um projeto inovador. Ver esse trabalho ganhar destaque foi muito gratificante e mostrou que realmente tem futuro, além de abrir portas para parcerias e novas possibilidades”, disse a Milena.
O Hackathon Tecnoagro foi promovido pelo UPF Parque, Tecnoagro e Sebrae, com apoio da Comunidade Vértice e da iniciativa Passo para o Futuro.
Confira os grupos campeões:
1) SafeClean
2) Pathoscan
3) Gaia Solo e Vida
Notícias relacionadas