Estudantes de Engenharia Mecânica da UPF desenvolvem protótipos e soluções tecnológicas inspiradas em desafios do mercado
18/06/2025
10:08
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Rodinei Aguirre
Combinando teoria e prática, estudantes do 4º nível do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Passo Fundo (UPF) vivenciaram, neste bimestre, uma experiência inovadora na disciplina de Programação Aplicada à Engenharia. A atividade, dividida em duas etapas, culminou na criação de protótipos funcionais, aliando criatividade, domínio técnico e trabalho em equipe.
A disciplina, ministrada pelo professor Leandro Dóro Tagliari, teve início com o aprendizado de técnicas de programação computacional. Na segunda fase, os estudantes foram desafiados a aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos práticos, resultando no desenvolvimento de soluções inspiradas em necessidades reais da indústria.
Entre os protótipos criados pelos grupos, destacam-se projetos como uma cancela programada com Arduino; um motor eletromagnético V8 controlado por microcontrolador; uma lixeira inteligente; uma caixa térmica com sistema integrado de monitoramento de temperatura; e um sistema de acionamento automatizado para caçamba basculante em escala reduzida, com controle hidráulico assistido por rosca sem fim.
“As atividades possibilitaram aos estudantes não só aprofundar conhecimentos técnicos, mas também desenvolver competências fundamentais para a atuação profissional, como o trabalho em equipe, a pesquisa aplicada, o planejamento de cronogramas e a criatividade.” destaca o professor Leandro.
A experiência também incluiu a elaboração de documentos técnicos preliminares no formato de patentes industriais, o que proporcionou aos estudantes um primeiro contato com o universo da propriedade intelectual e da inovação.
Outro ponto de destaque foi o apoio essencial da equipe do Fab Lab UPF, que disponibilizou a infraestrutura necessária para a realização dos projetos. Os professores Leandro D. Tagliari e Carlos Edmundo Abreu e Lima reforçam que a iniciativa só foi possível graças à parceria com o laboratório.
A iniciativa reforça o compromisso da UPF com a formação de profissionais capazes de pensar, criar e transformar realidades, conectando a sala de aula com o mundo do trabalho.
Notícias relacionadas