Pesquisa e Inovação

Curso de Agronomia da UPF qualifica ensino noturno com nova iluminação no campo experimental

28/10/2025

10:40

Por: Assessoria de Imprensa

O curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF) deu mais um passo importante para fortalecer a qualidade do ensino oferecido no currículo noturno. Recentemente, foi instalada iluminação no campo experimental, permitindo que atividades práticas sejam realizadas durante o período da noite, aproximando ainda mais teoria e prática no processo de aprendizado.

A novidade já vem sendo aplicada nas aulas da disciplina de Melhoramento Vegetal, conduzidas pelo professor Francisco Reichert, que destacou o impacto positivo da estrutura. “No dia 24/10, durante a disciplina de Melhoramento Vegetal, realizamos uma atividade prática na área experimental, na qual os alunos coletaram dados para um trabalho da disciplina. Poder conduzir os estudantes do currículo noturno à área experimental no próprio horário de aula foi extremamente enriquecedor, pois essa vivência possibilita a aplicação imediata dos conteúdos abordados em sala, fortalecendo a integração entre teoria e prática. Para o currículo noturno, essa conexão é essencial para a manutenção da qualidade do ensino”, relata.

O professor e coordenador do curso, Mateus Bortoluzzi, ressaltou que a iniciativa busca garantir o mesmo padrão de excelência do curso diurno. “Quando se discutiu a oferta de um currículo noturno, houve inicialmente certa relutância, pois precisávamos preservar a qualidade histórica do ensino oferecido pelo curso de Agronomia da UPF. No entanto, diante da demanda da comunidade, os professores decidiram por topar o desafio e, desde então, temos envidado todos os esforços para viabilizar as melhores condições possíveis aos nossos estudantes”, disse.

Ele complementa que, embora as aulas práticas ainda ocorram majoritariamente aos sábados pela manhã, a nova iluminação amplia as possibilidades pedagógicas. “A disponibilidade de iluminação no nosso campo experimental, aliada à já existente no setor de horticultura, possibilita a realização de aulas estratégicas no período noturno, qualificando as ações de ensino”, finaliza Bortoluzzi.

Com essa melhoria, o curso reafirma seu compromisso com a formação de profissionais altamente capacitados, que unem prática, pesquisa e inovação, independentemente do turno em que estudam.

INSCREVA-SE